Campeã mundial, Martine/Kahena fica com prata na vela no Pan
Atuais campeãs mundiais, as brasileira Martine Grael e Kahena Kunze terminaram a campanha dos Jogos Pan-Americanos de Toronto com a medalha de prata na categoria 49erFX. Apesar da medal race (prova final) ser disputada apenas neste sábado, a dupla do País já chegou ao Lago Ontário com mínimas chances de reverter a situação e ficar com o ouro, que acabou no peito de uma dupla argentina, formada por Victoria Travascio e Maria Branz.
"Foi muito importante, aprendemos muito. Nunca participamos de um campeonato com o vento tão fraco, hoje até que melhorou um pouco, mas o restante foi bem sofrido. Velejamos muito bem, mesmo com peso, somos muito mais pesadas que as argentinas", disse Martine.
Martine e Kahena tentaram emagrecer antes do Pan para tentar aumentar a velocidade do barco, já que o Lago Ontário é conhecidamente um local de pouco vento. A condição do vento, aliás, não foi das melhores no começo da tarde, o que fez as competições marcadas para esse sábado serem adiadas por quatro horas.
Na regata final, chamada de medal race, a dupla brasileira sofreu grande marcação das americanas, que precisavam superá-las para ficar com a prata. "Estávamos só olhando para as americanas. Não só pela nossa classe, mas aqui tivemos uma velejada muito agressiva, como nunca vi antes. Ficamos pensando, se partir para cima é mais fácil cometer um erro e se complicar. Por isso preferimos fazer nossa parte e garantir a prata", concluiu Martine.