Jejum continua! Mayra perde mais uma para algoz e é prata
Judoca brasileira é novamente derrotada pela americana Kayla Harrison nos Jogos Pan-Americanos
Enfrentar uma judoca americana nos Jogos Pan-Americanos definitivamente não é bom negócio para Mayra Aguiar. Pela terceira vez consecutiva, a brasileira cai diante de atletas dos Estados Unidos e mantém a sina de sair do Pan sem subir no lugar mais alto do pódio. Assim como aconteceu em Guadalajara 2011, a algoz mais uma vez foi Kayla Harrison, que a havia derrotado na semifinal há quatro anos.
Antes da luta, Mayra tinha um retrospecto de sete vitórias contra seis da rival, porém com duas derrotas amargas no currículo (além de Guadalajara, a semifinal dos Jogos Olímpicos de Londres 2012). A brasileira tinha conseguido diminuir esse retrospecto negativo em grandes eventos contra a rival no Mundial de 2014, quando a derrotou na semifinal e acabou campeã. Porém, nesta terça, a americana voltou a se impor.
Mayra começou chamando a luta com mais agressividade, mas não conseguia efetividade em seus golpes após quase metade da luta. Em uma das tentativas, levou o combate para o chão com a americana, mas logo foram obrigadas a ficar em pé novamente. Faltando exatamente um minuto, a brasileira acabou recebendo um shido e ficou em desvantagem na decisão. Atrás no placar, precisou buscar um movimento fatal, mas acabou caindo em uma chave de braço de Kayla e acabou com a prata.
"Enfrentei vice-campeã e campeão olímpica, sabia que era uma competição dura... É claro que não estou satisfeita, queria o ouro, mas vou levar como uma coisa boa e tentar tirar os frutos disso", disse Mayra"
"É claro que tem um gostinho diferente de lutar com ela e, independente do resultado, é sempre uma luta boa, que posso levar coisas boas. É um confronto que me faz sair fortalecida. Agora é trabalhar os erros que cometi contra ela para na próxima eu ganhar", completou.
A derrota desta terça-feira deve ser apenas mais um capítulo nos confrontos das duas. Pela frente neste ano ainda tem Mundial no Cazaquistão, em agosto. As duas também tem tudo para se encontrar novamente nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Maria Suelen bate dominicana e é bronze
Em sua primeira grande competição desde a lesão sofrida no joelho no Mundial de 2014, Maria Suelen Altheman não conseguiu cumprir o objetivo de melhorar o desempenho de Guadalajara 2011, mas, ao menos, conseguiu igualar a marca. Depois de perder para uma mexicana na semifinal, a judoca brasileira se recuperou na disputa do terceiro lugar e acabou com o bronze ao vencer a dominicana Leidi German.
"Esse bronze é um ouro. Passei por uma cirurgia que rompi três ligamentos, estou nove meses afastada de competições... Não tenho que chorar pelo bronze, mas sim comemorá-lo. O foco agora é Olimpíada, mas esse Pan valeu muito para mim. Tinha um pouco de receio pela lesão, mas foi muito importante nesse sentido", disse Suelen após a conquista.