Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

Não deu! Scheidt perde chance do tetra e leva prata no Pan

18 jul 2015 - 14h00
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Robert Scheidt até tentou, mas não conseguiu seu quarto ouro em Jogos Pan-Americanos. Neste sábado, precisando ficar duas posições na frente do guatemalteco Juan Aguero Maegli para garantir o tetracampeonato, o brasileiro não teve um bom desempenho na medal race, última prova do evento, terminou em quinto e acabou com a medalha de prata na classe Laser.

Foto: Jonne Roriz / Exemplus/COB

Maior medalhista do Brasil em Jogos Olímpicos, Scheidt acumula agora cinco conquistas em Pan-Americanos, três ouros (95, 99 e 2003) e duas pratas (2007 e 2015). Apesar de não confirmar oficialmente, o brasileiro deu a entender que está será sua última participação na competição. "Provavelmente (será último Pan). Acho difícil me ver competindo em 2019, no Peru. Foi uma honra poder representar o Brasil e trazer mais uma medalha para o País", disse após a final.

Scheidt saiu satisfeito com a medalha de prata no Pan
Scheidt saiu satisfeito com a medalha de prata no Pan
Foto: Jonne Roriz / Exemplus/COB

Scheidt teve problemas no início das competições. Com dois sétimos lugares, na primeira e terceira regata, o brasileiro teve que fazer um campeonato de recuperação e terminou satisfeito com o resultado. Para ele, o destaque negativo ficou por conta da desclassificação na segunda prova por um toque com o guatemalteco. "Na pontuação agora não teria alterado, mas claro que atrapalha, já que foram seis pontos que eu perdi naquela situação. Ir para a água com a possibilidade de descartar uma regata era uma arma muito grande. Mas aconteceu...", finalizou.

Robert Scheidt perde ouro para velejador da Guatemala
Robert Scheidt perde ouro para velejador da Guatemala
Foto: Terra

Brasileira vacila no fim e fica com bronze

Mais cedo, após 13 etapas, Fernanda Decnop terminou a classificação geral na terceira posição e ficou com a medalha de bronze na categoria Laser Radial. Apesar da conquista ser inédita em sua carreira, ela saiu com um gosto amargo da última prova, já que a prata era quase certa antes do início do dia.

Fernanda estreou nos Jogos Pan-Americanos com uma medalha de bronze na classe Laser
Fernanda estreou nos Jogos Pan-Americanos com uma medalha de bronze na classe Laser
Foto: Instagram / Reprodução

"Tinha que tomar conta da argentina e da uruguaia para que não me passassem, estava tentando garantir o segundo lugar. Como a última regata é o critério de desempate, ela ficou na minha frente. Um pouquinho (de gosto amargo). A prata estava no meu peito e era só segurar as pontas. Ela velejou bem e isso faz parte do jogo. Foi meu primeiro Pan e estou muito feliz com a medalha", disse após o final da prova.

A medalha é a primeira de Fernanda em Jogos Pan-Americanos e é considerado o melhor resultado de sua carreira. Antes ela havia conquistado um bronze no Sul-Americano de Santiago e um ouro nos Jogos Mundiais Militares, além de ser tetracampeã brasileira.

Foto: William Lucas / Inovafoto/Bradesco

Na última etapa, conhecida como Medal Race (corrida pela medalha), quando a pontuação atingida é dobrada, Fernanda precisa ficar atenta com a argentina Lucia Falasca para garantir a medalha de prata. A brasileira até conseguiu terminar na frente, mas não contava com um ótimo resultado da uruguaia Dolores Moreira, que empatou na pontuação geral e acabou no segundo lugar por ter ido melhor na prova derradeira.

Repórteres de topless "batem cartão" em frente à Vila do Pan:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade