Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

Vai encarar? "Homem mais forte do Pan", F. Reis é bicampeão

Halterofilista brasileiro faz história ao quebrar o recorde pan-americano e é aplaudido de pé por torcida no Pan

15 jul 2015 - 21h31
(atualizado em 16/7/2015 às 08h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Imagine você levantar primeiro uma zebra do chão direto acima da cabeça e depois carregar um urso adolescente até o ombro e na sequência jogar por cima da cabeça. A comparação pode parecer estapafúrdia, mas equivale aos pesos levantados por Fernando Reis para ganhar o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos na categoria com atletas com mais de 105 kg, nesta quarta-feira. Na prova, que é dividida em duas etapas, o brasileiro primeiro levantou 192 kg no arranco e mais 235 kg no arremesso, somando um total de 427 kg.

"Eu estava muito preparado, treinei muito junto ao cubano Luiz Lopez. Eu estava preparado para sair nas primeiras tentativas ganhando a competição e depois quebrar os recordes. De início já era esse o plano e tudo correu bem", disse o brasileiro. "A minha expectativa e do meu técnico é pegar uma medalha no Mundial e depois uma em 2016. Levantamento de peso é um esporte de médio a longo prazo. A gente está trabalhando para chegar muito bem no Mundial e depois nos Jogos Olímpicos".

Fernando Reis comemora ouro em Toronto
Fernando Reis comemora ouro em Toronto
Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB / Divulgação

O feito faz Fernando Reis aumentar em 17 kg a marca que alcançou há quatro anos no Pan de Guadalajara, quando havia conquistado a primeira medalha de ouro. A marca fez o brasileiro ser aplaudido de pé por toda a torcida presente nas arquibancadas, que fazia expressões boquiabertas de não acreditarem no que estavam vendo. 

Para se ter noção da diferença de Fernando Reis para os rivais, o brasileiro terminou com um total de 51 kg levantados a mais que o canadense George Kobaladze, medalha de prata na competição. O terceiro lugar ficou com o equatoriano Fernando Salas, que levantou 370 kg. O brasileiro conseguiu ultrapassar todos os rivais nas primeiras tentativas de arranco e arremesso, das três que tinha direito.

Fernando Reis não deu chance aos rivais
Fernando Reis não deu chance aos rivais
Foto: COB / Divulgação

"Eu tava muito preparado, treinei muito junto com o cubano Luiz Lopez. Eu estava preparado para sair nas primeiras tentativas ganhando a competição e depois quebrar os recordes. Do início já esse era o plano e tudo correu bem", disse. 

"Com certeza, eu vim com um volume um pouquinho mais alto, um pouquinho mais forte. Eu quero ser um dos cinco melhores do mundo, se eu quero atingir esse objetivo eu tenho que vir sobrando em qualquer campeonato que eu tenha nas Américas. Então esse era meu objetivo desde o começo", completou Fernando após a prova, mostrando que sabia que iria sobrar na competição. 

O que mais chamou atenção na prova de Fernando Reis foram os gritos de apoio dos membros da equipe durante a entrada do brasileiro, que são seguidos de dois gritos em russo que o bicampeão pan-americano solta antes dele levantar o peso. Fernando guarda o significado dos gritos a sete chaves. "É uma coisa minha. Eu grito quase um eu vou, eu vou". As diversas caretas feitas por ele quando está executando o levantamento também chamam a atenção. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade