Toronto se arma para enfrentar ira da cidade por trânsito
Novas regulamentações especiais para os Jogos Pan-Americanos causam polêmica com moradores locais
A cidade de Toronto tem se preparado para enfrentar a raiva de moradores da cidade contra novas regulamentações do trânsito local, que sofrerá mudanças especialmente para os Jogos Pan-Americanos de 2015. Uma coletiva especial sobre o assunto, que toma páginas de jornais locais, foi feita nesta terça-feira, em que responsáveis pela coordenação das vias tiveram que se defender de críticas.
Além de fechamento de vias para competições, uma nova regulamentação causa polêmica: as faixas HOV (high occupancy vehicle, na tradução literal para veículos com muitos ocupantes). A via será reservada para atletas, oficiais do Pan e afins, taxis, além de carros com mais de três ocupantes. Com funcionamento desde o último dia 29 de junho, os trechos já causam problemas. O Terra conversou com diversos cidadãos que mostram incômodo com as regras.
O problema é que a situação causou muita polêmica entre moradores da cidade, que se incomodam por pagarem taxas e não poderem usar as ruas em sua totalidade. O caótico trânsito de Toronto já ficou pior desde o início das novas regras: há relatos de aumento de duas horas em viagens de cidadãos. A cidade alega que tudo passa por um ajuste.
“A rede aberta no dia 29 passa por ajustes, vamos melhorar. Nós entendemos que muitos usuários estão demorando mais em seus deslocamentos, assim como na de HOV o trânsito flui mais rápido. Nós vimos até agora algumas vias mais rápidas e outras estão realmente mais lentas”, afirmou Andrew Posluns, espécie de secretários de transportes do Estado.
A meta do sistema é ter 20% a menos de tráfego durante os Jogos para que não ocorra mudanças no trânsito comum. Durante a entrevista, os responsáveis pelos transportes imploraram repetidamente para as “pessoas buscarem outras alternativas para se locomoverem em Toronto”. Há até pedidos para que pessoas trabalhem de casa e não se dirijam ao centro da cidade durante a disputa dos Jogos, apesar de ressalvas serem feitas.
“Em outros Jogos, as vias eram reservadas apenas para atletas e oficiais da competição. Agora implantamos um HOV plus, já que cidadãos com mais ocupantes no carro também podem usar”, alegou John Mende, secretário de esportes da cidade.
A imprensa local relata que o Pan-Americano de 2015 colocará em xeque a organização do transporte público de Toronto. Além das já polêmicas HOV, um grande transtorno ocorrerá na próxima sexta-feira, com a cerimônia de abertura bem no coração da cidade. Há a previsão do fechamento de diversas ruas.