Na raça! Yane Marques é ouro no pentatlo em fim emocionante
Ouro no Rio 2007 e bronze na Olimpíada de 2012, Yane Marques ganhou vantagem ao longo do dia, mas sofreu em reta final para levar ouro
Yane Marques foi arrasadora neste sábado, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. A brasileira, que já havia sido medalha de ouro no Pan de 2007, dominou os eventos disputados no Canadá e levou o bicampeonato do pentatlo moderno - ainda foi medalha de prata em Guadalajara 2011. No total, a atleta brasileira somou 1348 pontos e ficou à frente da mexicana Tamara Vega, com 1347 pontos, ganhadora da prata, mas a modalidade só foi decidida em um fim emocionante.
Medalhista de bronze na Olimpíada de Londres em 2012, Yane justificou o favoritismo em Toronto. Logo na primeira prova, de esgrima, ficou em primeiro lugar com 18 vitórias e apenas três derrotas, somando 277 pontos. Na sequência, ainda foi a primeira colocada com sobras na natação, com o tempo de 2min12s18 nos 200 m livre - mais 304 pontos nesta prova.
A brasileira seguiu em grande forma e conquistou a rodada bônus da esgrima, com 279 pontos, e partiu para o hipismo e prova de tiros com boa vantagem. Com os cavalos, contudo, não foi tão bem: terminou apenas na décima colocação, com 286 pontos, e viu as rivais encostarem.
Ao fim, no combinado de tiro e corrida, Yane largou com 36s de vantagens que foram decisivos para o resultado final. A brasileira se complicou na etapa e viu a mexicana quase ultrapassá-la na reta final - foi campeã com 1 segundo de vantagem para a mexicana Tamara Vega. Compatriota de Vega, Mayan Oliver ficou com o bronze, com 1407 pontos.
Yane Marques vinha de uma temporada irregular: começou o ano com participações não muito expressivas em diversos campeonatos, mas há poucas semanas se recuperou com o bronze no Mundial do Pentatlo Moderno disputado na Alemanha, garantindo vaga na Olimpíada de 2016.
Na prova do Pan 2015, a medalhista superou adversárias que deram trabalho em 2011: a então medalhista de ouro Margaux Isaksen, dos Estados Unidos, e a terceira colocada há quatro anos Tamara Vega, do México, estiveram presentes em Toronto.