Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

Presidente do COB fala sobre candidatura Rio-Niterói para o Pan de 2031: ‘Pontos importantes para o esporte’

Marco La Porta participou da cerimônia de celebração de posse

30 jan 2025 - 23h09
Compartilhar
Exibir comentários
Marco La Porta é o novo presidente do COB
Marco La Porta é o novo presidente do COB
Foto: Andre Durão/ COB

Marco La Porta participou nesta quinta-feira, 30, no Rio de Janeiro, da cerimônia de celebração de posse como presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. No evento, o dirigente demonstrou confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nos prefeitos do Rio e de Niterói, Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT), para o cumprimento de uma lista de sugestões de ações para a realização dos Jogos Pan-americanos de 2031

“Eu não tenho dúvida que será [cumprido]. Eu confio na palavra dos prefeitos, do próprio presidente Lula e do que foi apresentado pelo Ministro do Esporte. Eu acho que são pontos importantes para o crescimento do esporte. E a gente vai lutar para que sejam cumpridos”, afirmou em conversa com os jornalistas.

A candidatura das cidades para sediar em conjunto o Pan de 2031 foi oficializada em Assembleia Geral Extraordinária na última quarta-feira, 29. Agora, uma série de etapas devem ser cumpridas até uma possível escolha para receber o evento.

“Eu acho que não tem necessidade de virar contrato. Essas coisas vão acontecer naturalmente. É um processo, tem etapas a serem cumpridas. O Rio é apenas uma cidade candidata, precisa ainda da campanha. Então, ela tem um tempo durante esse ano para que a gente possa trabalhar isso. E eu tenho certeza que as conversas vão se aprofundar cada vez mais. A gente vai tirar esses projetos do papel e começar a funcionar”, continuou.

Para que o Brasil volte a sediar uma edição dos Jogos Pan-Americanas, La Porta quer garantias de que as dívidas não serão deixadas, como aconteceu em 2007, também no Rio. 

“Essa foi a principal garantia que a gente pediu. A gente queria que realmente não tivesse lá em 2039 o presidente do COB tendo que pagar contas no Pan-Americano de 2031. Então, a gente teve muita segurança por parte dos governos de que isso não vai acontecer. E seria um erro muito grande a gente fazer da mesma maneira errada como foi feito. Então, a gente vai ficar vigilante. Hoje a gente tem um conjunto de gestores que foram formados nesses dois últimos grandes eventos e tenho certeza que vão evitar que esses erros aconteçam novamente”, continuou.

Quanto à estrutura do Centro de Treinamentos do Rio, La Porta reforçou a necessidade da construção de alojamentos e refeitório para os atletas. 

“Nós temos que hospedá-los em hotéis da região. Isso acaba encarecendo muito qualquer vinda dos atletas. Então, se a gente tiver esse centro de treinamento completo com o refeitório, o alojamento e ganhando de briga uma pista de atletismo, a gente vai ficar muito satisfeito”, completou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade