Ficou no quase: Renzo cai na semi e repete bronze na esgrima
Esgrimista Renzo Agresta perdeu no detalhe por 15 a 13 na semi para canadense após despachar vice-campeão mundial nas quartas em Toronto
Renzo Agresta não conseguiu avançar pela primeira vez à final da esgrima com sabre nos Jogos Pan-Americanos. Na noite desta segunda-feira, o atleta nacional foi derrotado na semifinal pelo canadense Joseph Polossifakis por 15 a 13 e ficou com a medalha de bronze, repetindo feito já alcançando em outros Pans.
O brasileiro tinha obtido bons desempenhos em fases anteriores. Após terminar a fase inicial em segundo, ele dominou o colombiano Jesus Carvajal nas oitavas para vencer por 15 a 9. As quartas de final proporcionaram um confronto mais difícil, contra o vice-campeão mundial Daryl Homer (Estados Unidos), mas mesmo assim Renzo saiu com vitória de virada no segundo tempo por 15 a 12.
A final, contudo, veio com desilusão: um início ruim complicou o brasileiro, que não conseguiu se recuperar. Mesmo assim, Renzo deixa o Pan satisfeito.
Aos 30 anos, o esgrimista segue um dos principais nomes da modalidade no País. O atleta tem no currículo três Jogos Olímpicos (Atenas, Pequim e Londres), além de um bronze no individual no Pan do Rio e dois por equipes em 2011 - tentará defender a medalha ou ir mais longe em Toronto.
No último Mundial, antes do Pan de Toronto, Renzo conseguiu o melhor resultado de sua carreira com a 16º colocação. Atualmente, o atleta é o 18º mundo na esgrima e esta´em 14º na zona de classificação para Olimpíada, posição que garante classificação para o Rio por desempenho.
Ainda nesta segunda-feira, o também brasileiro Willian Zeytounlian foi eliminado logo na estreia para o americano Daryl Homer.