Galacho é bronze e dá 2ª medalha ao taekwondo brasileiro
Bela atleta do taekwondo brasileiro venceu confronto contra canadense por 1 a 0 para garantir mais uma medalha para o Brasil
A brasileira Raphaella Galacho conquistou a segunda medalha do taekwondo brasileiro em Toronto. Na noite desta quarta-feira, a atleta nacional desbancou a rival canadense Nathalie Iliesco por apenas 1 a 0 na decisão do terceiro lugar para garantir a medalha para o País nos Jogos Pan-Americanos de 2015.
A disputa pelo terceiro lugar entre as duas atletas foi até pouco emocionante, apesar dos gritos dos torcedores canadenses. Galacho conseguiu um ponto e passou a trabalhar a defesa, sem dar espaço para a rival mesmo quando a adversária passou a ir para cima nos últimos segundos. Foi o suficiente para garantir, em seu segundo Pan, a primeira medalha.
"Eu aprendi muito em 2011 quando participei dos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. Eu era muito nova, tive um resultado bom, apesar de não sair com a medalha. Saí chorando igual criança porque não era uma competição que eu estava preparada. Hoje eu me sinto muito melhor, principalmente psicologicamente”, disse Raphaella, já com o bronze garantido.
Em Toronto, a atleta nacional foi bem no primeiro combate nas quartas de final para bater a dominicana Katherine Rodriguez, que era a atual detentora da medalha de bronze no Pan, por 4 a 2. Na semifinal, contudo, teve confronto duro contra a rival americana e sequer encaixou um golpe na derrota.
O Brasil se despede do taekwondo com duas medalhas conquistadas - Iris Sing também conquistou o bronze. A meta inicial do treinador da delegação era de seis subidas ao pódio entre oito atletas.