Jornal e atletas chineses rebatem treinador australiano que questionou record de Pan Zhanle
Atleta chinês quebrou recorde da natação nos Jogos Olímpicos
Jornais chineses e atletas criticaram as falas do técnico australiano Brett Hawke. Após o recorde do nadador chinês Pan Zhanle nos Jogos Olímpicos de Paris. Hawke alegou que o desempenho dele era "humanamente impossível".
A cobertura dos Jogos de Paris no Terra é um oferecimento de Vale.
Pan Zhanle, de 19 anos, liderou o pódio da natação após fazer os 100m livre em 46,40 segundos. Já o australiano Kyle Chalmers, treinado por Hawke, ficou em segundo lugar, com 47,48 segundos. Enquanto isso, o romeno David Popovici ficou em terceiro lugar, com 47,49 segundos de prova.
"Estou bravo com a natação. Meus amigos são os nadadores mais rápidos do mundo, eu estudei eles por 30 anos, eu sou um expert. É humanamente impossível conseguir isso com um corpo de distância nesta prova", alegou Hawke.
Desde a vitória do nadador chinês, o treinador tem feito uma série de críticas em suas redes sociais - inclusive, alegando que a última vez que um homem bateu recorde nos 100m livre foi cem anos atrás, com Johny Weissmuller.
"Eu nadei perfeitamente hoje e dei boas impressões sobre a natação chinesa. Eu espero que este ouro levante o ânimo de toda a equipe", disse Pan após o resultado.
Aliás, Zhanle já havia conquistado o recorde mundial em fevereiro deste ano, com 46,80 segundos de prova. O jornal China Daily afirmou que Pan passou por "testes anti-doping rigorosos antes e depois da conquista e não teve resultados positivos".
Atletas rebatem falas sobre Pan Zhanle
A nadadora chinesa Zhang Yufei, que conquistou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, afirmou em entrevista ao portal Xinhua News Agency que o sucesso de Pan foi resultado de muito trabalho.
"Por que os atletas chineses são questionados sobre seus resultados, enquanto ninguém duvidou do Michael Phelps quando ele ganhou diversas medalhas de ouros?", disse.
Já o atleta Kyle Chalmers afirmou: "Ele ter conquistado 46,40 segundos e quebrado o recorde da Olimpíada é incrível. Eu acredito que ele fez tudo que era possível para estar lá e ele merece essa medalha de ouro".
O romeno Popovici disse acreditar que todo mundo é inocente até que se prove ao contrário. "É uma motivação para gente, não podemos ficar com raiva, podemos apenas parabenizá-lo. Isso é que é esporte".