Jornalista critica 'Fenômeno PVC' no futebol brasileiro: 'Criou uma geração de imbecis'
Comunicador criticou veementemente a nova geração de jornalistas esportivos que analisam o futebol em números e estatísticas
O jornalista Fabiano Baldasso, conhecido por cobrir o Internacional, criticou veementemente a nova geração do jornalismo esportivo. Em entrevista concedida a Rica Perrone, ele afirmou que a imprensa está se deteriorando por conta do "Fenômeno PVC", impacto causado pela ascensão de Paulo Vinícius Coelho na mídia esportiva.
Para Baldasso, o desinteresse dos jovens pelo esporte se dá pelo crescimento nas análises com base nos números.
- O PVC é um corte no jornalismo esportivo brasileiro. Ele chegou com números, estatísticas, análises. Eu não tenho nada contra ele. Acho que era importante agregar ao lado lúdico alguma coisa de número. Só que o fenômeno PVC criou uma geração de imbecis que está f*** com o jornalismo esportivo brasileiro, fazendo que as pessoas não tenham mais interesse por futebol - criticou.
Atualmente no Grupo Globo, Paulo Vinícius Coelho é um dos jornalistas esportivos mais influentes do Brasil. Apaixonado por futebol, PVC utiliza os números como base da maioria de suas análises, demonstrando memória e conhecimento do jogo.
O jornalista entrevistado afirmou que os números não podem ser protagonista das análises esportivas.
- Nós temos hoje uma geração de novos jornalistas esportivos que baseia tudo em números, em dados técnicos. Você pode pegar o Sofascore e falar que os números de tal jogador fazem dele o melhor do Campeonato Brasileiro. Se não é isso que eu vejo em campo, então ele não é - afirmou.