Jornalistas locais detalham Patronato e Guaraní-PAR, oponentes do Botafogo na Sul-Americana
Em grande fase no Brasileirão, o Botafogo inicia a disputa dos play-offs da Sul-Americana contra o Patronato, de olho nas oitavas de final.
Com uma vitória imponente sobre o Grêmio, em pleno Porto Alegre, o Botafogo abriu 10 pontos de vantagem para o segundo colocado no Campeonato Brasileiro. Agora, nesta quarta-feira (12), o Glorioso retoma o foco na Copa Sul-Americana, onde inicia o confronto dos play-offs contra o Patronato, da Argentina. Em caso de classificação, o adversário nas oitavas será o Guaraní, do Paraguai.
Dessa forma, o Esporte News Mundo buscou informações com jornalistas da Argentina e do Paraguai, para entender melhor sobre os adversários do Botafogo no torneio continental.
Patronato
De técnico novo, o Patronato está na segunda divisão argentina, na 12ª posição, e está de técnico novo. Rodolfo de Paoli chegou em junho e comandou a equipe em cinco jogos, com três vitórias e dois empates. Incluindo um triunfo sobre o Atlético Nacional na Colômbia, que garantiu a vaga nos play-offs para o clube. O jornalista Chino Tores afirma que o novo comandante melhorou o desempenho da equipe.
"O Patronato vinha de um ciclo com um técnico que não trabalhava. Veio Rodolfo De Paoli, que mudou a cara do time e desde que chegou."
O novo treinador, jovem, só teve trabalhos em equipes da segunda divisão e está no principal desafio da carreira. O Patronato é uma equipe que busca manter a posse de bola, no chão, e que tenta pressionar bastante o adversário.
Segundo o jornalista, o atacante Nazareno Solis é o principal destaque da equipe argentina. Com passagens pelo Boca Juniors e o futebol grego, o jogador é experiente e costuma dar trabalho.
Guaraní
Depois de uma eventual classificação, o Botafogo já tem adversário definido nas oitavas de final. Trata-se do Guaraní-PAR, que liderou seu grupo na fase de grupos da Sul-Americana, superando Emelec, Danúbio e Huracan. A equipe chegou nesta fase da competição pela primeira vez, mas tem duas semifinais de Libertadores no currículo, a última delas em 2015.
No momento, a equipe paraguaia é uma incógnita. Segundo o jornalista Dani Serna, a equipe teve muitas trocas no elenco com o fim do Apertura (terminou na 4ª posição), incluindo no comando técnico. Na estreia pelo Apertura, o clube venceu, fora de casa, o Sportivo Luqueño, no último fim de semana.
O treinador Juan Pablo Pumpido chegou em junho, credenciado pelo título da Copa do Paraguai em 2022, pelo Ameliano. Tradicional equipe do país, o Guaraní avançou sem sustos na Sul-Americana, mas com a pior campanha entre os primeiros colocados.
Artilheiro desta edição da Sul-Americana, com seis gols em sete jogos, o experiente atacante Federico Santander é o grande destaque do Guaraní e promete dar trabalho. O jogador passou por clubes como Copenhagen, Toulouse e Bologna, chegando a disputar a Champions League.
O Guaraní teve altos e baixos contra brasileiros nos últimos anos. Em 2022, foi eliminado nos pênaltis para o América-MG, pela pré-Libertadores. Por outro lado, em 2020, conseguiu uma surpreendente classificação sobre o Corinthians, em pleno Itaquera, chegando na fase de grupos da competição continental.