Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Juninho Maestro revela 4 dicas para não errar chapa no futevôlei

Esse fundamento é visto como essencial na modalidade

15 dez 2023 - 15h55
(atualizado às 20h44)
Compartilhar
Exibir comentários

É só ver algum jogo de futevôlei para imediatamente despertar o interesse, concorda? Acontece que esse esporte não se resume em apenas mandar a bola para cima, ou seja, a boa execução de cada fundamento impacta no crescimento de um atleta. Dessa forma, o profissional de futevôlei do Santos Juninho Maestro, de 34 anos, vai dar três dicas para não errar chapa no futevôlei.

Juninho Maestro em ação pela Liga Nacional de Futevôlei -
Juninho Maestro em ação pela Liga Nacional de Futevôlei -
Foto: Divulgação / Sport Life

Saiba como não errar chapa no futevôlei com as quatro dicas do Juninho Maestro

Consciência corporal

"É uma boa coordenação motora e, também, a consciência corporal para saber fazer o gesto. Eu passo para o meu aluno, que ele tem que imaginar o corpo como uma raquete e na ação da chapa precisa ter essa plataforma o máximo retilínea. Para fazer isso, precisa colocar a ponta do pé para cima, como se estivesse uma cordinha amarrada ao joelho e fazer uma rotação externa do quadril para que a zona do tornozelo esteja mais exposta", disse Juninho em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Noção do tempo e espaço da bola

"Saber o raio de ação de onde tem que estar. Por exemplo: imagina uma linha cortando o meu corpo. Se for bater com a direita, a bola tem que estar mais para esse lado. Se for bater com a esquerda, precisa estar ali", comentou o Maestro.

Estabilidade

Momento em que pede tranquilidade de um competidor. O motivo? Exige uma ação em conjunto. "Ter equilíbrio usando os braços também para ficar em um só apoio para fazer essa ação técnica", complementou o profissional.

Área específica

"Precisa de uma distância ideal para executar cada ação técnica. A chapa não é diferente. A bola tem que estar mais ou menos a 1m e 1,5m do meu eixo central para fazer uma ação estável e de qualidade. Se a bola está distante, vai ficar difícil, mas se estiver próxima vai ter angulação para bater na bola", detalhou.

A chapa não funciona como recepção

Viu que a "viagem" do arremesso estava tranquila, mas se deu mal quando viu que seu parceiro não alcançou a sua recepção de chapa? Opte sempre pelo peito. Geralmente, a recepção da chapa faz com que a bola saia "espirrada".

"No futevôlei, a nossa 'raquete' é o corpo sem usar os braços. Nós temos diferentes dimensões no corpo. O pé é pequeno, e o peito é uma plataforma maior. Por que prioriza o peito na hora de receber? Porque a margem de erro diminui quando estou com uma plataforma reta", concluiu Juninho Maestro.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade