Kauê Willy conquista etapa de Iquique da Copa América por 26s
Dessa vez, não teve penalização para Kauê Willy e o triatleta foi o vencedor da etapa de Iquique da Copa América de triatlo. Com forte desempenho, principalmente na corrida, o brasileiro despachou a concorrência e conquistou a etapa chilena com 26 segundos de vantagem. Segundo pódio no continente em um período de duas semanas. Depois, Giovanna Lacerda conquistou o bronze na prova feminina.
Anteriormente, há dois sábados, Kauê Willy descartou um copo de água fora da zona designada e tomou 15 segundos de penalização. Assim, perdeu a primeira colocação em La Guaíra, na Venezuela, e terminou com a prata no Sul-Americano. Contudo, neste domingo (12), não teve erros que tirassem a vitória do brasileiro na Copa América.
Kauê já saiu com dois segundos na liderança logo após a natação, que completou em 18min26s, seguido pelo chileno Cristóbal Muñoz. O momento de sua primeira transição não comprometeu e foi um dos seis triatletas a pedalar abaixo dos 56 minutos. Desse modo, completou a segunda parte com 55min24s, mantendo-se no pelotão de frente.
O brasileiro travou um duelo, sobretudo, contra o romeno Felix Duchampt, que foi o segundo colocado. Então a grande diferença entre os dois concorrente ficou para a corrida, na qual Kauê foi o mais veloz, completando em 30min17s. Seu concorrente direto fez em 30min48s e terminou 26 segundos atrás. Por sua vez, o atleta nacional fechou em 1h45min31s para levar o título da etapa. O atleta local, Fernando Jacome completou o pódio com 1h46min17s.
Outros brasileiros estiveram na prova. João Teixeira Alvares completou em 9º e Gabriel Lecheta fechou o top-10.
Bronze no feminino
Como se não bastasse o ouro de Kauê, o Brasil ainda foi condecorado com mais uma medalha na prova feminina. Assim, Giovanna Lacerda completou a prova com 2h07min25s para ser a terceira colocada na competição. A triatleta, que foi campeão sul-americana Sub-23 e prata na geral há duas semanas, voltou ao pódio.
A brasileira ficou atrás da turca Sinem Francisca Servera, que venceu com 2h04min29s, e da venezuelana Rosa Elena Melchor, que fez 2h06min25s.