Kimi Raikkonen anuncia aposentadoria da Fórmula 1
Finlandês foi campeão mundial da categoria em 2007 pela Ferrari
O piloto Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, anunciou nesta quarta-feira (1º) que se aposentará da Fórmula 1 no final da atual temporada.
Campeão da edição de 2007 da categoria, o finlandês confirmou sua despedida da F1 em uma publicação nas redes sociais.
"É isso. Esta será minha última temporada na Fórmula 1. Foi uma decisão que tomei durante o inverno passado. Não foi fácil, mas depois desta temporada é hora de coisas novas. Mesmo que ainda esteja no meio da temporada, quero agradecer a minha família, todas as minhas equipes, todos os envolvidos na minha carreira e principalmente a todos os fãs. A Fórmula 1 pode chegar ao fim para mim, mas há muito mais coisas na vida que quero experimentar e desfrutar. Vejo você por aí depois de tudo isso", escreveu Raikkonen.
O finlandês está disputando sua 19ª temporada da carreira, tendo sido as três últimas pela Alfa Romeo. Raikkonen ainda competiu oito edições da categoria pela Ferrari, tendo faturado o título mundial em 2007.
Raikkonen foi vice-campeão nos anos de 2003 e 2005 pela McLaren, além de obter duas terceiras colocações em 2008 e 2012 por Ferrari e Lotus, respectivamente.
Na atual temporada, Raikkonen conquistou somente dois pontos e seus melhores resultados foram os 10º lugares nas etapas do Azerbaijão e da Hungria. A última vitória do finlandês na F1 aconteceu em 2018, quando corria pela Ferrari, no Grande Prêmio dos Estados Unidos.
Na publicação do piloto, a principal categoria do automobilismo mundial agradeceu Raikkonen por todas as "incríveis memórias". O seu atual companheiro de equipe, Antonio Giovanizzi, colocou um emoji de coração nos comentários do post.
O "Homem de Gelo" venceu 21 corridas e alcançou 103 pódios nos 341 GPs já disputados até o momento. Raikkonen ficou ausente da categoria entre os anos de 2010 e 2011. .