Aniversariante do dia, relembre feitos da carreira de Roberto Carlos
O brasileiro é um dos maiores jogadores da história do Real Madrid, foi campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção e era conhecido por sua técnica, chutes fortes e de efeito
Aniversariante do dia, Roberto Carlos completa 46 anos, nesta quinta-feira. Considerado um dos maiores laterais de todos os tempos, o jogador fez história no Real Madrid, equiepe onde conquistou diversos títulos, como três Liga dos Campeões e também na Seleção Brasileira, onde venceu a Copa do Mundo de 2002.O jogador era conhecido por sua técnica e, principalmente, na qualidade do passe e do chute. O potente chute e cheio de efeito (alguns difíceis de acreditar) marcaram a carreira do brasileiro pelos clubes em que passou. Defendeu também Corinthians, Palmeiras e Fenerbahce.
AMARELINHA
Roberto foi campeão em 2002 da Copa do Mundo (Foto: Reprodução)
Considerado um dos maiores laterais da história da Seleção Brasileira, Roberto Carlos participou de 126 jogos, entre 1992 e 2006. Foram dois títulos da Copa América (1997 e 1999), uma Copa das Confederações (1997) e a Copa do Mundo de 2002. Foi vice da edição de 1998 e foi eliminado em 2006, nas quartas de final, bastante criticado, por amarrar as chuteiras, no momento do gol da França.
VERDÃO
No Palmeiras foram dois títulos de Brasileirão (Foto: Arquivo Lance!)
Conhecido por sua técnica e chute potente, Roberto Carlos ganhou notoriedade no futebol brasileiro com a camisa do Palmeiras. Ao todo, foram 185 partidas, além das conquistas do Torneio Rio-São Paulo (1993) e do bicampeonato do Campeonato Paulista e do Brasileirão (1993 e 1994).
MERENGUE
O lateral é um dos grandes do Real (Foto: Divulgação)
Com 23 anos foi contratado pelo Real Madrid e é considerado por muitos o melhor lateral da história do vitorioso clube espanhol. Ao todo, foram 527 jogos, com 69 gols pelo clube merengue. Era o jogador estrangeiro com mais vitórias pelo clube (301), mas foi ultrapassado por Marcelo.
ÍDOLO
Roberto ganhou três Champions (Foto: Francisco Paso / AFP)
Roberto Carlos virou símbolo do Real Madrid. Em seus 11 anos como atleta do futebol espanhol conquistou três títulos da Liga dos Campeões, dois Mundiais, quatro Campeonatos Espanhóis e três Supertaças da Espanha. Antes de defender os Merengues, teve rápida passagem pela Internazionale.
ESTILO
Roberto Carlos surpreendia com chutes com muito efeito (Foto: Patrick Kovarik / AFP)
O estilo de jogo do lateral era bastante característico. Roberto Carlos tinha um chute potente, um dos mais poderosos da história do futebol. Cobrava falta com bastante técnica e também era conhecido pelos efeitos (alguns difíceis de acreditar) que colocava em seu arremate.
PÓS-REAL
Roberto Carlos jogou também no Corinthians (Foto: Tom Dib/Lancepress)
Após o ciclo no Real Madrid, Roberto Carlos se aventurou na Turquia, com a camisa do Fenerbahce. Foram 100 jogos com o clube turco e dez gols, além da conquista da Supertaça da Turquia. Depois, veio para o Corinthians, onde permaneceu por uma temporada, com 61 partidas e cinco gols.
TREINADOR
Roberto Carlos apostou na carreira de treinador depois de se aposentar (Foto: Roslan Rahman / AFP)
Depois do Corinthians, foi para o Anzhi, na Rússia e encerrou a carreira na Índia, após três jogos no Dehli Dynamos. Iniciou a carreira de treinador no Sivasspor, onde ficou por duas temporadas, até assinar com o Akhisar. Treinou também, em 2015, o Dehli Dynamos e, posteriormente, o sub-19 do Real Madrid.