Brasileiros são eliminados nas oitavas no florete do Pan de Lima
Guilherme Toldo e Heitor Shimbo, da esgrima, fazem campanha irregular na fase de grupos e não resistem à primeira fase eliminatória da esgrima
Após a medalha conquistada na última segunda-feira, com o bronze de Bia Bulcão no florete, foi a vez dos homens estrearem no Pan-Americano de Lima nesta terça-feira, na mesma prova. No entanto, Guilherme Toldo e Heitor Shimbo não tiveram a mesma sorte e foram eliminados nas oitavas de final da competição. Eles até passaram da fase de grupos, mas caíram logo depois.
Toldo, dono da melhor participação de um esgrimista brasileiro na história olímpica, ao ficar em oitavo lugar na Rio-2016, terminou em sétimo na fase de poules, com três vitórias e duas derrotas. Desde aquele momento, já vinha demonstrando muita falta de atenção, o que lhe custou caro. Medalhista de prata no pan da esgrima, em julho, ele perdeu para o chileno Gustavo Sirriya por 15 a 12. Uma verdadeira zebra.
Já Heitor Shimbo terminou, número 79 do mundo, fez a mesma campanha na fase de grupos e enfrentou Augusto Servello, 67º da lista, nas oitavas. O argentino dominou o duelo inteiro e venceu por 15 a 7. Foi o quarto encontro entre os dois e agora cada um tem duas vitórias.
A esgrima tem três modalidades: florete, espada ou sabre e cada atleta compete em uma delas. Nesta quarta-feira, o Brasil estreia com Nathalie Moellhausen e Amanda Simeão na fase de grupos da espada, às 11h. No sabre, Enzo Bergamo e Bruno Pekelman representam o país, no mesmo horário.