Campinas vence Sampaio Basquete fora de casa e força quinto jogo
Time mineiro começa atrás do placar, mas reage e evita que a equipe boliviana comemorasse o título brasileiro. Próxima partida será no domingo, às 15h, em Campinas
Mesmo com toda pressão da torcida, o Vera Cruz Campinas conseguiu, nesta terça-feira, superar o Sampaio Basquete - no último período - por 62 a 51, no Ginásio Castelinho, e forçou o quinto jogo da decisão da Liga de Basquete Feminino (LBF). A quinta e decisiva partida acontecerá no domingo, às 15h, em Campinas (SP).
Os destaques da partida foram para a argentina Meli Gretter, com 31 pontos e quatro assistências para o time mineiro. Do lado boliviano, a ala Tati chegou a cesta 17 vezes.
O Sampaio busca seu segundo título da LBF, para repetir o feito da temporada 2015/2016. Já o Campinas, que pegou a base do quatro vezes campeão Americana, tenta a primeira taça.
Com a derrota parcial na série, o time de Vera Cruz Campinas começou administrando a partida e mostrou intensidade nas primeiras jogadas de ataque. Entretanto, o apoio da torcida para o Sampaio Basquete pode ter assustado as visitantes, que se desconcentraram e sofreram a virada no placar. A parcial no primeiro quarto terminou 17x10.
O segundo quarto ficou mais equilibrado. Os erros cometidos na etapa anterior, pela equipe de São Paulo, não voltaram a acontecer novamente e o jogo tornou-se mais disputado. Tati, das maranhenses, e Meli Gretter, das paulistas, foram as destaques dos clubes, com 14 e 11 pontos, respectivamente. Ao final, a diferença do quarto inicial foi favorável: 33x26 para as donas da casa.
Se o primeiro tempo foi do time boliviano, no início da segunda etapa, as mineiras conseguiram imprimir um ritmo de jogo com mais intensidade e visando o caneco da temporada. Com maior superioridade e reduzindo os erros, o Vera Cruz Campinas aplicou 21x11, na parcial.
No último e derradeiro quarto, a torcida presente no Ginásio Castelinho calou-se ansiosa esperando o tão sonhado título brasileiro. Essa tensão aumentou ainda mais com a dificuldade do ataque do time de Maranhão. Enquanto isso, a equipe de Campinas administrou e ampliou no marcador, abrindo sete pontos de vantagem. Uma das responsáveis por isso, foi a argentina Melisa Gretter, que comandava às ações das mineiras em quadra.
Ao final, a torcida de Sampaio Basquete deixou de comemorar o título brasileiro neste quarto jogo. A decisão de fato será em Campinas, São Paulo, no Ginásio da Ponte Preta.