Carol Horta e Ângela faturam o bronze no vôlei de praia
Demorou, mas saiu a primeira medalha do Brasil desta terça-feira nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Carol Horta e Ângela venceram as cubanas Maylen Delís e Leila Martínez por 2 sets 0, com parciais de 21-19 e 21-18, e terminaram em terceiro lugar no vôlei de praia.
Assim, Carol repetiu a medalha do Pan de 2015, em Toronto, no Canadá. Na ocasião, a parceira dela foi Lili. O jogo foi duro e o Brasil esteve atrás no placar em várias oportunidades nos dois sets. Mas a dupla fez ótima reta final e garantiu o terceiro lugar.
"Não joguei bem ontem (terça), mas o esporte é assim, um dia você está bem, no outro não. Hoje eu consegui. Quero agradecer muito a nossa equipe. Estou muito feliz e realizada. É um orgulho muito grande, não tenho nem o que falar. No Brasil, enfrentamos muitas dificuldades. Estou muito emocionada porque eu e Carol lutamos muito. Quero agradecer muito a ela", comentou Ângela após a partida.
Sétimo no masculino
Mais cedo, Oscar e Thiago venceram os venezuelanos Rolando Hernandez e Jose Gomez por 2 sets a 1, com parciais de 21/17 e 21/11, terminando em sétimo. Vale destacar que o Brasil não veio com força máxima nessa modalidade, pois a competição é simultânea ao Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em Viena (Áustria).
Tradição
Na história do vôlei de praia no Pan, o Brasil tem 12 medalhas. No masculino, são seis, sendo dois ouros, três pratas e um bronze. No feminino, são seis, sendo três ouros e três bronzes. O esporte entrou no quadro da competição em 1999. Com esta medalha, o Brasil segue em terceiro no quadro geral de medalhas, com oito ouros, seis pratas e 14 bronzes. O país está atrás apenas de EUA e México, que têm 19 e 12 ouros, respectivamente.
Campanha
Na fase de grupos, o Brasil derrotou Ilhas Virgens, Chile e México - todos por 2 a 0 - o que lhe permitiu ir às quartas de final, quando bateu a Colômbia pelo mesmo placar. Na semifinal, na última segunda-feira, Carol e Ângela perderam para os EUA, também por 2 a 0.
Veja também: