Com recorde no Parapan, Brasil tem o dobro de ouros dos EUA
País ultrapassa 257 medalhas e iguala 109 ouros, marcas obtidas em Toronto-2015, e sacramenta a sua melhor campanha na história dos Jogos
O Brasil atingiu marcas históricas no Parapan de Lima, no Peru, neste sábado. Com o ouro de Cecília Araújo nos 100m livre S8, a delegação somou 258 subidas ao pódio, superando o recorde obtido em Toronto-2015, até então a melhor campanha em Jogos Parapan-Americanos. Em seguida, veio o 109º ouro, com o título no futebol de 7 após vitória sobre a Argentina, por 5 a 3.
Antes, Evelyn Oliveira venceu a colombiana Jesus Romero por 3 a 1, na categoria BC3 da bocha, e o País atingiu 108 ouros, com o dobro dos Estados Unidos, os vice-líderes, que chdgaram a 54.
Já Maciel Santos levou a melhor por 7 a 1 sobre o argentino Luis Cristaldo, na categoria BC2, e também foi ao topo do pódio. José Carlos Oliveira ficou com a prata na BC1. Matheus Carvalho faturou o bronze na BC3.
O Brasil iniciou o sábado com 255 medalhas no total, duas a menos que a marca de Toronto. Com uma dobradinha na natação - Esthefany Oliveira foi ouro e Joana Jaciara da Silva prata nos 200m medley SM5 -, o recorde foi igualado.
Veja também: