Estado Islâmico planeja atentado contra franceses nos Jogos
Possibilidade de atentado terrorista à delegação da França foi revelada pelo país europeu
Um relatório divulgado, nesta quarta-feira (13), por oficiais de inteligência do governo francês traz muita tensão. No documento, é informado que o grupo extremista Estado Islâmico planeja um atentado contra a delegação da França, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a serem realizados a partir do dia 5 de agosto.
O plano terrorista é liderado por um brasileiro, membro do EI. A preocupante hipótese foi levantada pelo chefe da Direção de Inteligência Militar (DRM), o general Christophe Gomart, durante audiência de inquérito parlamentar, realizada no último dia 26 de maio.
Em abril deste ano, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) considerou que o risco de ataque do Estado Islâmico durante a Rio-2016 se elevou, uma vez que tem aumentado o número de pessoas que se aliam ao EI. Vale recordar que Raul Jungmann, ministro da Defesa do governo interino de Michel Temer, já admitiu que o Estado Islâmico é uma preocupação.
Um dos episódios mais brutais da história recente da França teve como protagonista o grupo radical - que, em novembro de 2015, cometeu uma série de atentados em Paris, provocando a morte de 130 pessoas.