Pan: Vitória Rosa conquista medalha de prata nos 200m rasos
Após levar o bronze nos 100m, brasileira voltou a competir na prova dos 200m e garantiu o segundo lugar fazendo o melhor tempo da carreira
Vitória Rosa levou o Brasil ao pódio do atletismo mais uma vez. Nesta sexta-feira, a brasileira disputou a prova dos 200m rasos feminino e conquistou a medalha de prata, a segunda da carioca neste Pan, após o bronze nos 100m rasos na última quarta-feira.
Além da medalha de prata, Vitória ainda fez a melhor marca da carreira, ao terminar a prova com o tempo de 22s62. No entanto, não conseguiu superar a bicampeã olímpica Shelly-Ann Fraser-Price, que faturou o ouro com 22s43 e bateu o recorde pan-americano, que já perdurava há 20 anos. O bronze ficou com a Tynia Gaither, de Bahamas, com 22s76.
"Tinha consciência de que poderia fazer mais no dia dos 100 m. Estou mais feliz ainda, por ter conseguido dois ótimos resultados consecutivos, um atrás do outro. E dá pra pensar em baixar este meu tempo ainda mais", avaliou Vitória, que ainda comentou sobre a concorrência com a veterana Fraser-Price. "Para correr com a Fraser, você precisa encarar com tranquilidade, eu coloco na minha cabeça que tenho que fazer os movimentos rápidos, tudo encaixado, para não travar e não fazer muita força. É a cabeça que comanda tudo e penso em fazer tudo certo na hora da prova."
Vitória ainda comentou sobre a diferença entre suas performances nas eliminatórias e na decisão por medalha: a brasileira conseguiu ficar em primeiro no início da tarde, superando Fraser-Price. "Achei que a pista de aquecimento está mais rápida do que a do estádio, mas não impediu de fazer o resultado que eu planejava. Independentemente da pista, estava preparada para fazer o meu melhor aqui."
Ainda nesta sexta-feira, a brasileira volta à pista para a disputa da final do revezamento 4x100m rasos, com mais uma boa chance de medalha para o Brasil.
Com a medalha de Vitória, o Brasil se isolou na segunda colocação no quadro de medalhas, com 39 ouros, 33 pratas e 53 bronzes. Os Estados Unidos lideram, com 84 ouros conquistados.