Vela: Volvo Ocean Race deixa de vez o Brasil e o Hemisfério Sul
Os barcos da regata de Volta ao Mundo cruzam pela última vez a Linha do Equador. A partir de agora, todas as etapas serão no norte: Estados Unidos, País de Gales, Suécia e Holanda
A regata Volvo Ocean Race cruzou pela última vez na edição 2017-18 a Linha do Equador e agora todas as ações serão realizadas no Hemisfério Norte. Os sete barcos que participam da etapa entre Itajaí (SC) e Newport estão na altura do Amapá e nesta segunda-feira vão oficialmente deixar a costa brasileira.
Na Volta ao Mundo, as equipes cruzaram os hemisférios quatro vezes e a costa brasileira foi bastante explorada. Na segunda etapa, entre Lisboa, Portugal, e Cidade do Cabo, África do Sul, a disputa foi acirrada na descida do Oceano Atlântico.
Neste mês, o Brasil, mais precisamente a catarinense Itajaí, recebeu os barcos para uma stopover com mais de 420 mil pessoas. Agora de vez a flotilha da Volvo Ocean Race deixa o País e o hemisfério sul.
Na oitava etapa, os veleiros subiram por oito dias pela costa brasileira, que teve mudanças de ventos, campos de petróleo e gás, pesqueiros e o calor característico do outono. A partir de agora, todas as etapas serão no norte, incluindo Estados Unidos, País de Gales, Suécia e Holanda.
O Vestas 11th Hour Racing lidera provisoriamente. Na sequência aparecem Dongfeng Race Team, Team Brunel e Turn the Tide on Plastic. Diferença entre eles é menor do que 5 milhas náuticas.