Zico critica exigência em eleição e é ironizado por Platini
Candidato à presidência da Fifa, Zico esteve nesta terça-feira na sede da entidade, em Zurique, para entregar uma carta ao mandatário do futebol mundial, Joseph Blatter. No documento, o ex-jogador pede mudanças nas regras da eleição da Fifa.
O principal ponto atacado por Zico, que falou com jornalistas brasileiros na capital suíça, é a exigência de apoio em cartas de cinco associações nacionais para a formalização da candidatura.
- É um absurdo, tenho 45 anos de futebol, como jogador e técnico, em vários continentes, e preciso do apoio formal de cinco federações nacionais, que sofrem pressão das respectivas confederações e por isso não vão me apoiar - afirmou Zico, segundo o Globoesporte.com.
Zico mandou cartas a diversas associações ao redor do mundo, mas ainda não conseguiu que ninguém o apoiasse em definitivo. A própria CBF de Marco Polo Del Nero condicionou o apoio ao fato de o Galinho garantir outros quatro países ao lado dele.
O ex-camisa 10 do Flamengo, que atualmente treina o Goa FC, da Índia, criticou o concorrente mais forte, Michel Platini, presidente da Uefa.
- Ele faz parte da estrutura da Fifa, é membro do Comitê Executivo. Não acredito que será dele que virá uma reforma da entidade - disse Zico, segundo o Estado de S. Paulo.
Ao Globoesporte.com, Platini ironizou a corrida de Zico por assinaturas.
- Ah, Zico não tem as cinco cartas? Eu lamento. Regras são regras.