Leclerc garante vitória à Ferrari em Monza
Charles Leclerc deu à Ferrari uma vitória impressionante no Grande Prêmio da Itália e levou o público à loucura depois de uma estratégia ousada de parada única nos boxes para impedir a dobradinha da favorita McLaren.
O australiano Oscar Piastri, que havia tomado a liderança do companheiro de equipe da McLaren, Lando Norris, na primeira volta, terminou em segundo lugar, com o britânico em terceiro.
Ambas as McLarens fizeram duas paradas, mas a estratégia não deu certo quando Leclerc gastou seu jogo de pneus duros durante 38 voltas no circuito super rápido de Monza, com o público em êxtase com a estratégia.
O resultado deixou Norris 62 pontos atrás de Max Verstappen, da Red Bull, que terminou apenas em sexto lugar, faltando oito corridas para o fim da temporada.
"Mamma Mia, Mamma Mia", gritou Leclerc pelo rádio do carro ao receber a bandeira quadriculada, acenada pelo ex-jogador de futebol italiano Alessandro Del Piero.
"É uma sensação incrível", disse Leclerc antes das comemorações no pódio.
"Quero vencer em Monza e Mônaco todos os anos e consegui fazer isso. É muito, muito especial."
Leclerc tinha 11 segundos de vantagem a sete voltas do final e 8,3 segundos a cinco voltas do final, enquanto as arquibancadas cheias de "tifosi" torciam por ele.
Ele cruzou a linha de chegada com 2,664 segundos de vantagem.
"Consideramos uma estratégia de parada única durante toda a corrida, mas não foi possível com a quantidade de granulação (dos pneus) que eu tinha", disse Norris, que começou o dia 70 pontos atrás de Verstappen e esperava encurtar mais.
"Estamos desapontados, mas a Ferrari fez uma corrida melhor."
A McLaren também poderia ter assumido a liderança do campeonato de construtores, mas terminou o dia ainda oito pontos atrás da Red Bull, em comparação com os 30 pontos de distância anteriores.
Carlos Sainz foi o quarto colocado pela Ferrari, com o futuro piloto da equipe italiana, Lewis Hamilton, em quinto com a Mercedes.
George Russell foi o sétimo pilotando a Mercedes, com Sergio Perez, da Red Bull, em oitavo, e Alex Albon conquistando pontos preciosos para a Williams, em nono.
Kevin Magnussen foi o 10º no carro da Haas, apesar de ter sofrido uma penalidade de 10 segundos por causar uma colisão.