Lendário treinador do Minnesota Vikings, Bud Grant morre aos 95 anos
Treinador dirigiu a franquia da cidade de Minneapolis por 18 temporadas na NFL
Morreu nesse sábado (11/3), o lendário treinador do Minnesota Vikings Bud Grant aos 95 anos. O ex-treinador e membro do hall da fama da NFL estava em sua residência em Bloomington, Minnesota. Além de comandar os Vikinks, Grant teve passagens como jogador na NBA, NFL e CFL.
Bud Grant comandou Minnesota Vikings entre 1967 e 1983 e em 1985. Também foi técnico do Winnipeg Blue Bombers, na CFL, onde ganhou quatro títulos entre 1957 e 1966.
- Nenhum indivíduo definiu melhor o Minnesota Vikings do que Bud Grant - disse o proprietário e presidente dos Vikings, Zygi Wilf, em um comunicado nesse sábado (11/3).
- Um homem único na vida, Bud será para sempre sinônimo de sucesso, resistência, o Norte e os Vikings. Resumindo, ele era os Vikings. Palavras nunca podem descrever verdadeiramente o impacto de Bud nesta franquia e nesta comunidade - completou.
Membro do Hall da Fama do Futebol Profissional de 1994, Grant transformou os Vikings em um time dominante na NFL. Em um período de 11 temporadas de 1968 a 1978, os Vikings de Grant conquistaram 10 títulos da Divisão Central.
No total, Grant treinou 18 temporadas da NFL - todas com os Vikings - e compilou um recorde de 158-96-5 para se tornar o técnico mais vencedor da história da franquia. Em 18 temporadas no time, os Vikings conquistaram 12 vagas nos playoffs e conquistaram 11 títulos de divisão. O treinador levou a franquia à decisão do Super Bowl em 1969, 1973, 1974 e 1976, mas foi derrotado por Kansas City, Washington, Pittsburgh Steelers e Oakland Raiders.
Grant foi o primeiro técnico da NFL a pilotar um time para quatro Super Bowls e, embora não tenha conseguido ganhar um Super Bowl, seu sucesso é indiscutível e o legado que ele deixou na franquia de Minnesota é incomparável.
O lendário treinador também foi um atleta historicamente talentoso e um dos melhores de todos os tempos nas fileiras de treinadores da Canadian Football League.
A história ainda mantém Grant como a única pessoa a jogar na NFL, CFL e NBA. Com o Mine polis Lakers, Grant jogou duas temporadas da NBA e fez parte do time no título da temporada 1949/1950 - que contou com o grande George Mikan. Grant também foi selecionado na primeira rodada do Draft da NFL de 1950 pelos Eagles, mas não se juntou a eles até 1951, depois que decidiu desistir de sua carreira no basquete. Grant jogou duas temporadas na NFL antes de ir para o Blue Bombers, da NFL.
Seguindo sua carreira de jogador com os Blue Bombers, Grant se tornou seu treinador, levando a franquia a seis aparições na Grey Cup e quatro triunfos no torneio.
Nascido em 20 de maio de 1927 em Superior, Wisconsin, Harold Peter Grant Jr. foi um uma estrela em vários esportes no seu tempo de college. Na Universidade de Minnesota, Grant recebeu nove cartas em três esportes - beisebol, basquete e futebol americano.