Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Léo Batista é velado sob aplausos e ao som do hino do Botafogo no Rio de Janeiro

O velório do jornalista esportivo aconteceu na sede do time do coração, na Zona Sul da capital fluminense

20 jan 2025 - 17h48
(atualizado às 19h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Léo Batista é velado na sede do Botafogo no Rio em cerimônia aberta ao público:

Em pleno feriado de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, os cariocas separaram um tempinho para darem adeus a um ícone da televisão brasileira: Léo Batista. O jornalista esportivo morreu aos 92 anos no último domingo, 19, e foi velado nesta segunda-feira, 20, na sede do Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense. Familiares, colegas e fãs se despediram da voz marcante do futebol em uma cerimônia emocionante, com direito a aplausos e hino do time do coração. 

Às 14h, horário marcado para o início do velório de Léo Batista, fazia 38ºC no Rio de Janeiro, em um dos dias mais quentes deste verão, até então. Porém, nem mesmo o calor intenso intimidou os fãs e colegas que queriam se despedir do jornalista. 

Léo Batista é velado no Rio de Janeiro
Léo Batista é velado no Rio de Janeiro
Foto: Catarina Carvalho/Terra

Quando a sede do Botafogo liberou a entrada do público, alguns chegaram ao local com cartazes em homenagem ao Seu Léo, como era carinhosamente chamado. Outros optaram por comparecer com a camisa do Botafogo, time do qual ele era torcedor declarado e apaixonado. 

Até mesmo fucionários, como o lavador de carros Marcos Ferreira, de 49 anos, estiveram no ginásio Oscar Zelaya para o último adeus. Com os olhos marejados, ele dividiu lembranças especiais com o ex-patrão ao Terra

Léo Batista é velado no Rio de Janeiro
Léo Batista é velado no Rio de Janeiro
Foto: Catarina Carvalho/Terra

As filhas, emocionadas, não saíram do lado do caixão em nenhum momento. Colegas de profissão, como Alex Escobar e Tino Marcos, também foram para a despedida. Já clubes e entidades, como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enviaram coroas de flores em homenagem ao ícone do jornalismo esportivo. 

Enquanto o público dava adeus à Léo Batista, um grupo tocava uma sequência de sambas e chorinhos, como o sucesso A Amizade, do Fundo de Quintal. "Valeu por você existir, amigo", dizia o refrão. A música foi usada na despedida daquele que era "amigo" dos espectadores por mais de meio século, na TV aberta. 

O velório chegou ao fim por volta das 16h30, quando familiares se reuniram em volta do caixão para um último adeus. O momento, carregado de emoção, se tornou ainda mais especial quando um fã puxou uma salva de palmas para o apresentador. "Viva, Léo Batista", gritava o público. 

Quando o caixão foi fechado, uma bandeira do Botafogo foi colocada em cima, enquanto o hino do Glorioso tocava no ginásio.

Léo Batista é velado no Rio de Janeiro
Léo Batista é velado no Rio de Janeiro
Foto: Catarina Carvalho/Terra

A estrela solitária, estampada no escudo e na bandeira, ganhou companhia: Léo Batista, agora estrela eternizada no esporte e no jornalismo brasileiro. 

O enterro será na terça-feira, 21, em uma cerimônia fechada apenas para os familiares. O corpo será sepultado na sua cidade natal, Cordeirópolis, no interior de São Paulo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade