Liverpool sofre rara derrota, Southampton é rebaixado em tempo recorde
O Liverpool sofreu um raro tropeço em sua caminhada rumo ao título com uma derrota por 3 a 2 para o Fulham neste domingo, enquanto o Southampton sofreu o rebaixamento mais precoce da história da Premier League ao ser derrotado por 3 a 1 para o Tottenham Hotspur.
O clássico de Manchester terminou sem gols pela primeira vez desde 2020, já que o City não conseguiu ultrapassar o quarto colocado Chelsea, que ficou no empate em 0 a 0 com o Brentford, mas está um ponto acima da equipe de Pep Guardiola.
O Fulham teve uma vitória merecida sobre o Liverpool, aproveitando a péssima defesa para impulsionar sua campanha rumo ao futebol europeu na próxima temporada.
O Liverpool, cuja série invicta de 26 jogos no campeonato terminou com uma segunda derrota nesta temporada, permaneceu na liderança com 73 pontos em 31 jogos, 11 à frente do Arsenal, que empatou em 1 a 1 com o Everton no sábado.
O Liverpool de Arne Slot precisa de apenas 11 pontos em sete jogos restantes para conquistar o título.
Alexis Mac Allister deu aos campeões eleitos uma vantagem inicial antes dos Reds sofrerem três gols em 14 minutos.
Ryan Sessegnon acertou um belo chute de primeira, depois que Curtis Jones não conseguiu afastar um cruzamento, antes que uma série de erros de Andy Robertson permitisse que Alex Iwobi marcasse.
Rodrigo Muniz completou a reviravolta, ganhando uma segunda bola com um belo primeiro toque à frente de Virgil van Dijk e, em seguida, produzindo uma finalização por entre as pernas de Caoimhin Kelleher.
"Não é sempre que sofremos três gols, muito menos em um jogo ou em 15 minutos. Poderíamos ter evitado o gol... Sofrer três gols como fizemos não faz parte dos padrões do Liverpool", disse Slot.
Luis Diaz, substituto do Liverpool, marcou um gol com quase 20 minutos de jogo, mas o Fulham segurou a vitória e subiu para o oitavo lugar, com 48 pontos.
"Grande vitória para nós", disse o técnico do Fulham, Marco Silva, à Sky Sports. "Nosso primeiro tempo foi muito, muito bom, em todos os aspectos do jogo."
REBAIXAMENTO MAIS PRÓXIMO
A derrota do Southampton para o Spurs confirmou seu rebaixamento para a segunda divisão, faltando sete jogos para o fim da temporada.
Eles precisavam de uma vitória para manter viva uma tentativa de sobrevivência, mas o clube da costa sul da Inglaterra tem apenas 10 pontos após 31 jogos, ficando na última posição e a 22 pontos da zona de segurança.
"Sabíamos que isso seria inevitável em algum momento, pois não fomos bons o suficiente durante toda a temporada... É um dia triste e com o qual esse grupo de jogadores aprenderá", disse o goleiro do Southampton, Aaron Ramsdale, à Sky Sports.
O atacante do Spurs, Brennan Johnson, marcou dois gols no primeiro tempo, antes de Mateus Fernandes, do Southampton, reduzir o déficit pela metade aos 90 minutos.
No entanto, todas as esperanças de uma recuperação do Southampton foram extintas quando o time sofreu um pênalti e Mathys Tel converteu a cobrança.
O Spurs subiu para a 14ª posição na recomendação, com 37 pontos, um ponto atrás do Manchester United, que está em 13º.
O Old Trafford não foi palco de um suspense no último clássico de Kevin De Bruyne em Manchester, já que o técnico do United, Ruben Amorim, permaneceu invicto contra o City pela terceira vez nesta temporada - incluindo uma vitória com o ex-clube Sporting Lisbon.
"Estávamos muito bem organizados. Mas hoje faltou o instinto assassino", disse o capitão do United, Bruno Fernandes.
FORA DE CASA
O Chelsea, que não vence na Premier League fora de Stamford Bridge desde o início de dezembro, estendeu sua série sem vitórias fora de casa para oito jogos.
O time está em quarto lugar na tabela, ocupando a última das vagas garantidas na Liga dos Campeões.
"Jogamos na quinta-feira à noite, então a ideia era começar o jogo de uma forma e terminar de outra. Acho que o plano quase funcionou. Só perdemos o gol", disse o técnico do Chelsea, Enzo Maresca.
O Brentford, que não vence em casa desde o início de dezembro, permaneceu em 12º lugar.
O Newcastle United viaja para o Leicester City na segunda-feira.
