Alex Poatan vence Israel Adesanya de forma heroica e conquista cinturão no UFC 281; confira
Na base da superação, Alex Poatan nocauteou Israel Adesanya no quinto e último round na luta principal do UFC 281; saiba mais
O UFC 281, realizado neste sábado (12), em Nova York (EUA), consagrou um novo campeão peso-médio, e ele é do Brasil. De forma heroica e na base da superação, Alex Poatan superou os momentos de adversidade no combate diante de Israel Adesanya, e com um nocaute espetacular no quinto e último round, derrotou o nigeriano e se tornou o novo rei da categoria até 84kg. Com o resultado, o brasileiro reforça sua fama de "carrasco" contra Adesanya e supera o grande rival pela terceira vez nas três lutas que fizeram nas artes marciais - duas no Kickboxing e agora no MMA.
Na outra disputa de cinturão da noite no UFC 281, também tivemos a consagração de uma nova campeã. Em ação no co-main event da edição, a chinesa Weili Zhang superou Carla Esparza por finalização no segundo assalto e conquistou o título da divisão peso-palha feminino. Além disso, outros dois brasileiros entraram no octógono do Madison Square Garden. Na categoria dos leves, Renato Moicano venceu Brad Riddell com um mata-leão no primeiro round, enquanto o peso-médio Wellington Turman foi superado por Andre Petroski na decisão unânime dos jurados.
Alex Poatan nocauteia Adesanya e conquista cinturão no UFC 281
Alex Poatan iniciou a luta principal do UFC 281 dando uma "voadora" sobre Israel Adesanya ainda nos primeiros segundos. Na sequência, o duelo ficou mais estudado, com os atletas arriscando alguns chutes baixos e altos. Com um direto de direita, o nigeriano acertou o rosto do brasileiro, que por sua vez, respondeu com um cruzado de esquerda. Nos últimos segundos, Poatan ficou grogue após uma combinação envolvendo cruzado e direto por parte de Israel.
No segundo round, com bons jabs, Israel Adesanya seguiu golpeando, enquanto o paulista conectou um bom cruzado. Na sequência, com um direto de direita, Adesanya voltou a "balançar" o paulista, que voltou a responder com um golpe de esquerda e um belo chute alto, seguido de uma queda já nos segundos finais.
No terceiro assalto, na metade da parcial, Alex Poatan foi derrubado e, com isso, Adesanya conseguiu a transição para as costas, e mesmo sem ter muita eficiência, conseguiu manter o brasileiro por baixo no solo até o fim, obtendo clara vantagem no round. Na quarta parcial, Adesanya continuou superior e, com bons jabs e diretos, manteve o brasileiro em desvantagem. Alex Poatan, já bem desgastado, buscou responder, mas não conseguia entrar no raio de ação do seu rival.
Ciente de que estava em vantagem, Adesanya iniciou o quinto e último round buscando o clinch. Alex Poatan, então, buscou uma reação que parecia improvável. Mesmo bem cansado, o brasileiro partiu para cima, pressionou o nigeriano contra a grade e, a partir disso, começou a conectar uma sequência brutal de golpes, envolvendo uppercuts, diretos e cruzados. Cambaleando, Israel Adesanya não suportou a pressão do brasileiro e o árbitro central interrompeu o confronto, declarando Alex Poatan vencedor por nocaute e como novo campeão peso-médio do UFC, em um triunfo emocionante e na base da superação.
Weili Zhang vence Esparza e é a nova campeã peso-palha
A disputa de cinturão peso-palha entre Carla Esparza e Weili Zhang no UFC 281 começou de forma estudada. Especialista na trocação, a chinesa tomou a iniciativa, controlou o centro do cage e conectou alguns golpes. Ao buscar a luta de solo, a americana se complicou, viu Zhang esboçar uma tentativa de finalização, mas conseguiu escapar. No fim do primeiro round, Carla tentou nova derrubada, mas Weili se defendeu bem e terminou a parcial por cima, golpeando.
No segundo assalto, mais uma vez, Carla Esparza buscou a queda e novamente viu Weili Zhang bem à vontade na luta agarrada. A chinesa inverteu a posição, conseguiu uma boa transição para as costas, e esbanjando força e técnica, finalizou a americana com um mata-leão. Com a vitória, Zhang recupera o cinturão e volta a ser campeã peso-palha feminino do Ultimate. Aos 33 anos de idade, Weili Zhang agora contabiliza 23 vitórias e apenas três derrotas no MMA profissional.
Dustin Poirier supera Chandler em grande reviravolta
Como já era esperado, Dustin Poirier e Michael Chandler fizeram um duelo eletrizante no UFC 281. Após um início bem melhor por parte de Chandler, Poirier se recuperou e, com golpes fortes e rápidos, quase levou seu adversário à nocaute na reta final do primeiro round. No segundo assalto, Michael reagiu e, ainda no início da parcial, aplicou uma boa queda. Bem ensanguentado, Chandler conseguiu a transição para as costas e buscou o mata-leão, mas não teve sucesso. Na reta final do parcial, ainda por cima, Michael Chandler seguiu "amassando" Dustin Poirier e conectou bons golpes no ground and pound.
No terceiro e último round, as ações se invertaram mais uma vez, e de uma forma inacreditável. Quase derrotado na segunda parcial, Dustin Poirier se reinventou no confronto, e com a luta no chão, ao conseguir "ganhar" as costas de Michael Chandler, finalizou o ex-campeão do Bellator com um belíssimo mata-leão, forçando os três tapinhas do americano. Com a grande vitória, Poirier se recupera da derrota para Charles do Bronx e volta a vencer no Ultimate.
Renato Moicano dá show e finaliza neozelandês no UFC 281
Renato Moicano iniciou o combate na última luta do card preliminar do UFC 280 buscando controlar o centro do octógono contra Brad Riddell. Melhor na trocação, o brasileiro conseguiu a queda, fez a transição para as costas e, esbanjando técnica na luta agarrada, conseguiu aplicar um belo mata-leão, forçando os três tapinhas do adversário ainda no primeiro round.
Com o resultado, Renato Moicano se recupera da derrota sofrida para Rafael dos Anjos em março e volta a vencer no Ultimate. Dessa forma, o lutador de Brasília agora vem de uma sequência de três vitórias em suas últimas quatro lutas na organização norte-americana. O neozelandês Brad Riddell, por sua vez, amargou sua terceira derrota consecutiva na organização.
Wellington Turman é derrotado por Petroski
Primeiro brasileiro em ação no card do UFC 281, Wellington Turman iniciou a luta contra Andre Petroski travando uma luta equilibrada na trocação. O americano, na metade do primeiro round, conseguiu boa queda, mas rapidamente o brasileiro conseguiu ficar em pé. Nos últimos segundos, Petroski ainda aplicou uma nova queda sobre Turman.
No segundo round, o combate voltou para o solo, novamente com o americano em posição de vantagem, por cima. Na sequência, Andre fez a transição para as costas e buscou o mata-leão, mas não teve eficiência no golpe. A luta ficou em pé logo depois, e diante disso, foi a vez do brasileiro derrubar seu oponente. Wellington Turman, no entanto, não conseguiu se mostrar dominante e viu Andre Petroski inverter a posição e terminar a parcial por cima, conectando alguns golpes no ground and pound.
O terceiro e último assalto iniciou com Turman mais uma vez em apuros. Por baixo, o brasileiro quase foi finalizado na guilhotina ainda no começo da parcial, mas resistiu ao golpe. Já bem cansado, Wellington ainda tentou resistir, mas viu Andre Petroski ser bem dominante na luta de solo e ficar por cima até o final, com bons golpes e tentativas de finalização. No fim, após três rounds, Petroski saiu vitorioso na decisão unânime dos jurados no card do UFC 281 e emplacou seu quatro triunfo consecutivo na organização. Por outro lado, Turman, que vinha de duas vitórias, voltou a conhecer o sabor da derrota na organização.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 281
Madison Square Garden, em Nova York (EUA)
Sábado, 12 de novembro de 2022
Card principal
Alex Poatan derrotou Israel Adesanya por nocaute técnico no 5R
Weili Zhang finalizou Carla Esparza com um mata-leão no 2R
Dustin Poirier finalizou Michael Chandler com um mata-leão no 3R
Chris Gutierrez derrotou Frankie Edgar por nocaute no 1R
Dan Hooker derrotou Cláudio Puelles por nocaute técnico no 2R
Card preliminar
Renato Moicano finalizou Brad Riddell com um mata-leão no 1R
Ryan Spann derrotou Dominick Reyes por nocaute no 1R
Erin Blanchfield finalizou Molly McCann com uma kimura no 1R
Andre Petroski derrotou Wellington Turman por decisão unânime dos jurados
Matt Frevola derrotou Ottman Azaitar por nocaute no 1R
Karolina Kowalkiewicz derrotou Silvana Gomez Juarez por decisão unânime dos jurados
Mike Trizano derrotou Seung Woo Choi por nocaute no 1R
Montel Jackson derrotou Julio Arce por decisão unânime dos jurados
Carlos Ulberg derrotou Nicolae Negumereanu por nocaute no 1R