Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lutas

Beatriz Souza ganha medalha de ouro e Mayra Aguiar conquista o bronze no GP de Judô do Azerbaijão

24 set 2023 - 12h50
Compartilhar
Exibir comentários

Após ter passado em branco nos primeiros dois dias do GP de Judô de Baku, no Azerbaijão, os dias de glória vieram para a Seleção Brasileira. Neste domingo, no fechamento do torneio, Beatriz Souza conquistou a medalha de ouro na categoria +78 kg, enquanto Mayra Aguiar levou o bronze na divisão até 78 kg.

Foto: Divulgação/CBJ / Gazeta Esportiva

Na grande decisão, Bia Souza teve que superar a portuguesa Rochele Nunes para sagrar-se campeã. Não houve nenhum ippon para definir a medalha de ouro. O resultado foi determinado a partir do número de punições, e ambas tiveram duas. Como Nunes recebeu outra advertência antes de Bia, a brasileira ficou com o ouro.

Para chegar à final, Souza venceu com um ippon, inicialmente, a cazaque Nazgul Maratova. Em seguida, superou a italiana Asia Tavano com dois waza-ari. Por fim, na semifinal, precisou bater a japonesa Sarah Asahina - duelo que foi o mais complicado.

Mayra Aguiar, por sua vez, lutou na categoria de até 78 kg e ganhou o bronze ao vencer Alina Boehm, da Alemanha. A judoca se impôs durante a luta e imobilizou a adversária com um waza-ari, quase concluindo o combate com um ippon.

A trajetória de Mayra teve duas vitórias importantíssimas até a disputa de terceiro lugar. Primeiro, começou vencendo com tranquilidade, por dois waza-ari, a lituana Migle Dudenaite. Depois, ganhou da japonesa Rinoko Wada com um waza-ari. Na semifinal, porém, parou em Alice Bellandi, da Itália.

Com os dois pódios no GP de Baku, o Brasil figurou em sexto lugar no quadro geral de medalhas. O líder foi o Azerbaijão, dono da casa, que conquistou três ouros, uma prata e um bronze. Geórgia, Japão, Itália e Kosovo, respectivamente, completaram o top 6.

Karol Gimenes surpreende e elimina Inbar Lanir, número um do mundo 

Também neste domingo, a judoca Karol Gimenes seguiu surpreendendo o mundo. Após ter conquistado o ouro na categoria até 78 kg no GP de Zagreb (Rússia), a brasileira enfrentou e eliminou com um ippon a israelita Inbar Lanir, campeã mundial e atual número um do mundo.

No entanto, mesmo depois da chocante vitória na primeira rodada, Karol acabou sendo derrotada pela japonesa Mami Umeki, que também é campeã do mundo, nas quartas de final. Assim, ela terminou o GP de Baku na sétima colocação.

No masculino, o principal destaque do Brasil foi João Marcos Cesarino, na categoria de + 100 kg. O brasileiro também acabou em sétimo lugar depois de cair nas quartas para o cazaque Yerassyl Kazhybayev, que levou a medalha de bronze.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade