AIBA explica regra e impede Pacquiao de lutar no Rio 2016
Desafiante de Floyd Mayweather na "luta do século" do próximo dia 2 de maio, o pugilista Manny Pacquiao não poderá realizar seu sonho de disputar o campeonato de boxe nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. De acordo com a Associação Internacional de Boxe (AIBA), o filipino não será um dos primeiros profissionais a lutar em uma Olimpíada por conta do número de combates em sua carreira.
"Ele (Pacquiao) sempre sonhou em ir às Olimpíadas, mas agora ele não pode porque já fez mais de 20 lutas profissionais", disse o presidente da AIBA, o chinês Wu Ching-Kuo, à AFP em uma convenção em Sochi, na Rússia, na última quinta-feira.
A AIBA aumentou o limite de idade para os lutadores olímpicos de 34 para 40 anos de idade, o que permitiria a participação de Pacquiao (36) nos Jogos. A Olimpíada no Rio será a primeira a receber boxeadores profissionais, com até 20 lutas no currículo, na história.
Como pugilista profissional, o filipino já disputou 64 lutas, terminando como vencedor em 57 delas (38 por nocaute). Ele saiu do ringue com a derrota em apenas cinco oportunidades, além de ter empatado duas vezes.