Dez países conquistam vagas do boxe nos Jogos Olímpicos
Com o fim da temporada regular da World Series of Boxing (WSB), 17 atletas confirmaram presença na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. É só o começo, pois 233 vagas ainda serão distribuídas nos próximos meses.
O destaque vai para Cuba, pois cinco atletas do país já garantiram presença na Olimpíada. Trata-se de uma das principais escolas de boxe mundial, assim como a Rússia, que conquistou três vagas. Os outros atletas são de Irlanda (duas vagas), Azerbaijão, Cazaquistão, Croácia, Itália, Marrocos, México e Porto Rico.
O ranking classificou dois atletas por categoria, com exceção das categorias até 49kg, até 91kg e acima de 91kg, que têm menos vagas olímpicas e por isso tiveram apenas um. Até 2016, outras oito listas de classificação (seja por ranking ou por torneios classificatórios) apontarão o destino das 233 vagas Olímpicas restantes do boxe masculino. Os próximos classificados sairão em setembro pelo ranking da Aiba Pro Boxing (APB).
No boxe feminino, as 36 pugilistas que participarão do torneio Olímpico serão conhecidas em 2016, por meio do Campeonato Mundial e de torneios classificatórios continentais. Como país-sede, o Brasil tem seis vagas (uma no feminino e cinco no masculino) garantidas para os Jogos Olímpicos.
Confira abaixo a lista de classificados por categoria:
De 46 a 49kg: Patrick Barnes (Irlanda)
Até 52kg: Yosbany Veitia Soto (Cuba) e Jeyvier Jesus Cintron Ocasio (Porto Rico)
Até 56kg: Vladimir Nikitin (Rússia) e Michael John Conlan (Irlanda)
Até 60kg: Lazaro Jorge Alvarez Estrada (Cuba) e Albert Selimov (Azerbaijão)
Até 64kg: Yasnier Toledo Lopez (Cuba) e Raul Curiel Garcia (México)
Até 69kg: Mohammed Rabii (Marrocos) e Radzhab Butaev (Rússia)
Até 75kg: Petr Khamukov (Rússia) e Arlen Lopez Cardona (Cuba)
Até 81kg: Mandfredonia Valentino (Itália) e Julio Cesar La Cruz Peraza (Cuba)
até 91kg: Vassiliy Levit (Cazaquistão)
+91kg: Filip Hrgovic (Croácia)