Ringue usado na luta Ali x Foreman foi roubado no Congo
Um furto bem complicado de esconder no bolso: o ringue do "combate do século" entre Ali e Foreman em Kinshasa foi roubado há alguns anos, explicou o gerente do estádio onde aconteceu, há 40 anos, o duelo mais mítico da história do boxe.
"Não sabemos onde está, mas não está mais em Kinshasa. Estamos investigando judicialmente", afirmou Barthélémy Bosongo, administrador do Estádio Tata Raphaël desde 2013.
Um alto responsável no meio esportivo congolês, que preferiu manter o anonimato, acredita que o ringue está na África do Sul.
Chamado de "Rumble in the jungle" ("Luta na selva"), o duelo entre os dois boxeadores afro-americanos Mohamed Ali e George Foreman aconteceu há 40 anos, no dia 30 de outubro de 1974, na época em que a República democrática do Congo ainda era conhecida como Zaire. Vencido por Ali, que nocauteou o adversário no oitavo assalto, o combate ficou nas memórias como o mais famoso da história do boxe.
"Não temos nenhum vestígio do combate, tirando os vestiários" onde os boxeadores se prepararam, afirmou Bosongo. "Eu gostaria que o estádio fosse um lugar histórico, onde poderiam ter vestígios, fotos, as luvas da luta... Não temos nada para lembrar do evento!", lamentou.
Na época, o estádio era chamado "20 de maio", em referência ao 20 de maio de 1967, dia da criação do partida único do ditador Mobutu Sese Seko. Em seguida, recebeu o nome de "Tata Raphaël", apelido do padre belga Raphaël de la Kethulle de Ryhove, responsável por sua construção em 1948. Hoje, o estádio está caindo aos pedaços.
"O governo encomendou a revitalização do estádio, inclusive dos vestiários, a uma empresa chinesa", explicou Bosongo, garantindo que o contrato seria assinado em breve.
Um evento de boxe profissional e amador estava marcado no estádio para esta quinta-feira, dia do 40º aniversário do "combate do século", mas acabou sendo cancelado.