Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lutas

De Magé para o mundo: apoiada por prefeitura de sua cidade, lutadora de Kickboxing conquista pódio em mundial na Itália: 'É apenas o início'

12 nov 2021 - 10h03
Compartilhar
Exibir comentários

Quando subiu ao tatame pela primeira vez, ainda criança, Maria Eduarda Costa, a "Samurai", queria apenas aprender a se defender dos ataques preconceituosos e do bullying que sofria na escola. Hoje, aos 22 anos, faixa-preta de Karatê e Kickboxing e cursando o 3º período da faculdade de Educação Física, ela é referência para os jovens da Baixada Fluminense.

Campeã sul-americana e bicampeã brasileira, Maria Eduarda "Samurai" foi bronze no Mundial de Kickboxing da WAKO (Foto: arquivo pessoal)
Campeã sul-americana e bicampeã brasileira, Maria Eduarda "Samurai" foi bronze no Mundial de Kickboxing da WAKO (Foto: arquivo pessoal)
Foto: Lance!

Medalha de bronze no Campeonato Mundial de Kickboxing organizado pela WAKO (sigla de Associação Mundial das Organizações de Kickboxing, em português), realizado em outubro último, em Veneza, Itália, a lutadora do município de Magé também é campeã sul-americana, bicampeã brasileira, campeã da Copa do Brasil e tetracampeã estadual. Porém, ela afirma que esse é apenas o começo de sua trajetória no esporte.

"Minha história no kickboxing está só no início, é um caminho que eu não enxergo uma linha de chegada, quero sempre melhorar e buscar objetivos maiores. É uma história cheia de sacrifícios, disciplina, dedicação, dores, felicidade, aprendizado e muitas conquistas diárias que eu vou levar pro resto da minha vida!", exalta a multicampeã.

Treinada pelo técnico da seleção brasileira de Kickboxing Daniel Mattos e incentivada pela noiva, a também multicampeã da modalidade Suellen Bitencourt, Maria Eduarda "Samurai" é uma das beneficiadas pelo programa bolsa-atleta da prefeitura de Magé. Segundo ela, os seus alicerces são fundamentais para o desenvolvimento como atleta.

"Ser atleta é difícil. Além da dedicação, você precisa de apoio moral e ajuda financeira, pois o investimento é alto, tem os custos de competições, gasto com a preparação, então a ajuda da prefeitura soma muito. A prefeitura de Magé sempre me ajudou, e essa valorização é muito importante para a conquista de títulos de expressão. Além disso, sou incentivada todos os dias pelos meus companheiros e pela minha noiva, que é a minha âncora", destaca a campeã.

Entre as inspirações de Maria Eduarda estão seus treinadores, companheiros de treinos, os campeões de Kickboxing Vinicius "Dom Bereta" e Vitor Oristanio, a lenda do K-1 Andy Hug, falecido em 2000, e os antigos samurais.

"Eu sou apaixonada pela história dos samurais, me dei esse apelido e pensar que sou uma samurai me motiva todos os dias e em todas as minhas lutas. Acreditem, eu sou uma samurai", afirma, com todas as letras, a atleta da equipe APKB.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade