Edival Pontes vence turco e vai à decisão do bronze no taekwondo
A repescagem do torneio masculino dos 68kg do taekwondo das Olimpíadas de Paris teve o brasileiro Edival Pontes lutando
A repescagem do torneio masculino nos 68kg do taekwondo das Olimpíadas de Paris teve o brasileiro Edival Pontes lutando pela chance de uma medalha de bronze para o Brasil nesta quinta-feira (8) contra o turco Hakan Reçber.
Beneficiado com a ida à final de seu algoz na primeira fase, o jordaniano Zaid Kareem, 'Netinho' ganhou a oportunidade de ir para a disputa da repescagem. Ele conseguiu um grande desempenho no tatame ao vencer por 2 rounds a 1 e se qualificar para a disputa do terceiro lugar.
A luta
Edival buscou mostrar serviço logo no começo da luta, mas Reçber não quis se manter na defesa e chegou a receber um gam-jeom por uma irregularidade, revertida no VAR. Com isso, coube ao brasileiro dar o primeiro golpe com pontos no duelo, um chute na cabeça do turco.
Outro chute alto do paraibano se seguiu a uma série de três chutes de Reçber que foram suficientes para que ele virasse o placar em favor de si. Um quarto chute do turco foi descontado via intervenção do vídeo e um gam-jeom contra Reçber empatou novamente a luta e lhe deu a vitória no round.
O segundo round iniciou com um chute na direção do corpo dado pelo turco, que posteriormente recebeu uma falta e perdeu um ponto. Outra falta contra Reçber rendeu empate, que acabou recolocando o turco na frente com o brasileiro sendo punido com gam-jeom. Ainda que mais uma punição tenha sido dada ao turco, o round ficou no empate por 3 a 3 e a vitória dada a este por superioridade.
Com isso, a luta teria que ser definida no terceiro e decisivo round. Precisando vencer para lutar por medalha, Edival teve que partir para o ataque e pegou com um chute no corpo com 35 segundos faltando, e ainda foi beneficiado por um gam-jeom contra Reçber. Seguiu-se mais um chute no corpo e outra falta e o brasileiro conseguiu encaminhar a vaga na decisão do bronze. Ao final do round, Netinho foi punido com falta, mas a vitória no round e na luta foi do paraibano, com 2 a 1.
Para tentar a medalha de bronze, Edival Pontes enfrentará o espanhol Javier Pérez Polo ainda nesta quinta-feira na missão de aumentar os números do Brasil em Paris.