Especialista em domínio da mente, Jacob Petry analisa fatores mentais que podem desequilibrar uma luta
Autor de best-seller, Jacob Petry dissertou sobre a importância de dominar o controle emocional durante os desafios de um combate; confira os detalhes:
Muitos lutadores afirmam que não adianta estar com o físico em dia se o mental estiver abalado. Com a evolução do esporte e o fato dos atletas estarem chegando para a luta com um nível técnico bastante parelho entre eles, o controle mental está sendo cada vez mais o fator de desequilíbrio para decidir um combate.
Referência em temas como psicologia da cognição e domínio da mente, o gaúcho Jacob Petry, autor do best-seller "Poder e Manipulação - Como Entender o Mundo em 20 Lições Extraídas de 'O Príncipe', de Maquiavel", dissertou sobre a importância de dominar o controle emocional durante os desafios de um combate.
- Um dos segredos da luta é compreender que, além da força física, ela é um jogo mental e que as chances de vencer serão muito pequenas se o lutador não compreender as regras desse jogo. Mas o que é compreender as regras desse jogo mental? Falando de uma maneira geral, é conhecer o adversário melhor até mesmo do que ele se conhece, e usar esse conhecimento para manipular as ações dele a nosso favor - sugere.
- Quanto maior for a nossa compreensão desse jogo, menos surpresas, frustrações e desapontamentos teremos. Quanto melhor conhecermos o adversário, quanto mais entendermos suas capacidades, suas aspirações, seus pontos fortes e fracos, seus truques e motivações, mais preparados estaremos para desestabilizá-lo mental e emocionalmente - conclui Jacob Petry.
O especialista explica que, para ter uma vantagem no embate mental, o lutador deve estudar a fundo as características comportamentais do adversário para encontrar suas fraquezas, fazê-lo confundir as próprias forças e se tornar uma presa fácil durante o duelo.
- A mente do grande lutador é um radar que consegue ler e interpretar o oponente nos mínimos detalhes - frisa. - Uma mente confusa em relação ao oponente se torna retraída e sempre tenta se agarrar a algo que lhe dê segurança ou proteção. Sendo assim, o grande lutador empenha-se ao máximo para desenvolver uma profunda compreensão de quem é seu oponente e quais as circunstâncias dele no momento da luta -.