Especialista em nutrologia esportiva, Dr. Guimarães explica o que é epigenética e valor para lutadores
Epigenética representa as mudanças genéticas a partir de um comportamentos que são responsáveis pela ativação de genes; saiba mais
O que define o sucesso de um lutador? Vitórias e títulos, é claro, mas para chegar lá, o(a) atleta precisa de dedicação, muito treino e cuidados com a saúde. Além dos "pontos básicos", a epigenética também ajuda nessa receita. Através dela, é possível saber, por exemplo, o motivo de alguns lutadores terem mais agilidade, força, explosão ou resistência do que outros.
Especialista em nutrologia esportiva, o Dr. Guimarães explicou o que é a epigenética e como ela pode ser aplicada para melhorar a performance dos atletas, entre eles lutadores.
- Epigenética representa as mudanças genéticas a partir de um comportamentos que são responsáveis pela ativação de genes; ela se faz importante porque pode ativar genes relacionados à força, explosão, resistência, entre outras características que podem beneficiar o atleta - disse o Dr. Guimarães, que continuou:
- Um olhar genético ajuda a enxergar o perfil de cada atleta (qual tem o gene relacionado a mais força, qual está relacionado a mais resistência, qual está relacionado a mais velocidade, etc). Entender a expressão (atividade) dos genes permite saber o perfil de cada paciente, por exemplo: existe paciente com maior tendência a ser obeso, desenvolver diabetes, maior tolerância a ingerir mais carboidrato, perfil genético para desenvolver hipertensão arterial, etc. Individualizando geneticamente facilita a conduta médica no que diz respeito ao tratamento.
Falando mais sobre o efeito positivo da epigenética para lutadores e lutadoras, o Dr. Guimarães citou:
- Saber qual é perfil genético permite entender o que pode ser mais trabalhado para ter maior desempenho na determinada atividade física que diz respeito ao atleta ou ao paciente que necessita de tratamento referente a patologias - encerrou o médico.