'Eterno campeão': Lula, atletas e clubes homenageiam Maguila nas redes sociais
Ex-peso-pesado e lenda do boxe brasileiro, Maguila morreu nesta quinta-feira, 24, aos 66 anos
'Eterno campeão' e 'maior peso-pesado da história do boxe brasileiro' são alguns dos adjetivos dados pelos boxeadores Acelino 'Popó' de Freitas e Robson Conceição para descrever Maguila, lenda do pugilismo brasileiro que morreu, aos 66 anos, nesta quinta-feira, 24, em Itu (SP).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nas redes sociais, a morte de Maguila, apelido pelo qual ficou conhecido o pugilista sergipano José Adilson Rodrigues dos Santos, emocionou fãs, colegas de profissão, clubes e autoridades.
Popó, tetracampeão mundial e supercampeão unificado de boxe, homenageou o ídolo com uma mensagem sucinta em seu perfil no Instagram: "Descanse em paz, meu eterno campeão", escreveu na legenda de um vídeo em que ambos protagonizam uma peça publicitária.
Ao ge, Popó falou sobre o exemplo dado por Maguila para que ele também ingressasse no boxe. "Quando o Maguila uma vez lutou com o cinturão do Mundo Hispano, eu estava assistindo em casa, começado no boxe, eu olhei para aquele cinturão e falei: 'Um dia eu vou ter esse cinturão, um dia eu vou ser campeão'".
Atual campeão superpena pelo Conselho Mundial de Boxe e campeão olímpico, Robson Conceição exaltou a representatividade de Maguila no boxe brasileiro, a quem descreveu como 'exemplo de garra e determinação'.
"Maguila foi um exemplo de garra e determinação. Ele teve uma história de vida incrível, juntamente com sua esposa, que o apoiou desde o início até o final, sempre o apoiando. É uma grande história e ele será sempre lembrado no boxe brasileiro", afirmou o pugilista ao ge.
Autoridades também manifestaram pesar pela morte de Maguila, nas redes sociais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um post no X, lamentou e disse que o atleta 'multicampeão venceu a maioria das lutas que disputou e conquistou o público com seu grande carisma'.
Os brasileiros se despedem hoje do grande lutador Maguila, que nos deixou aos 66 anos. Nascido José Adilson Rodrigues dos Santos, Maguila foi um dos maiores atletas do boxe brasileiro e o nosso mais importante boxeador peso-pesado, acumulando inúmeras vitórias nos ringues e…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2024
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o lutador "enfrentou as principais estrelas mundiais da nobre arte e que inegavelmente sempre honrou o verde e o amarelo da nossa bandeira".
Meus sentimentos pela morte do ex-boxeador Adilson Maguila. Um esportista multicampeão que, com seu jeito irreverente disseminou o boxe pelo Brasil, enfrentou as principais estrelas mundiais da nobre arte e que inegavelmente sempre honrou o verde e o amarelo da nossa bandeira.… pic.twitter.com/1g8tQ2thoP
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) October 24, 2024
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) lamentou em uma publicação no X. "Perdemos um dos maiores pugilistas do Brasil e do mundo. Maguila, que tantas vezes orgulhou a mim e a todos que o acompanhavam com suas conquistas no ringue, nos deixou hoje".
Perdemos um dos maiores pugilistas do Brasil e do mundo. Maguila, que tantas vezes orgulhou a mim e a todos que o acompanhavam com suas conquistas no ringue, nos deixou hoje.
Meu abraço fraterno nos familiares, amigos e fãs. pic.twitter.com/CzaeDg2Wd9
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) October 24, 2024
O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) exaltou a representatividade do ex-pugilista multicampeão: "Um homem preto que conquistou o Brasil inteiro por seu jeito simples e pelas vitórias conquistadas".
O Brasil perdeu um dos seus maiores boxeadores. Maguila sofria de demência pugilística, doença desenvolvida devido aos golpes na cabeça que ele sofreu em virtude do esporte. Um homem preto que conquistou o Brasil inteiro por seu jeito simples e pelas vitórias conquistadas. pic.twitter.com/UxF3GEXQfV
— Valmir Assunção (@DepValmir) October 24, 2024
Clubes brasileiros também se manifestaram sobre a morte de Maguila. Veja abaixo:
A Sociedade Esportiva Palmeiras recebeu com pesar a notícia sobre a morte do ex-boxeador José Adílson Rodrigues dos Santos, o Maguila, ícone do esporte brasileiro durante as décadas de 1980 e 1990.
Notório pelo potente golpe de direita e pela simplicidade que exibia em cada… pic.twitter.com/M1LcNZzDvq
— SE Palmeiras (@Palmeiras) October 24, 2024
Com pesar, o Sport Club Internacional recebe a notícia do falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila. O ex-boxeador é uma lenda do esporte brasileiro, sendo considerado o maior competidor peso-pesado da história do país. O Clube do Povo presta solidariedade à… pic.twitter.com/uRbsQpo4Sc
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) October 24, 2024
Faleceu hoje um dos grandes nomes do esporte brasileiro. Pugilista e apaixonado pelo desporto, Maguila ajudou a abrir portas para o boxe nacional.
O COB se solidariza com familiares e amigos neste momento difícil.
Foto: Arquivo Pessoal.#TimeBrasil #Luto pic.twitter.com/PSoEOTyQbw
— Time Brasil (@timebrasil) October 24, 2024
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Maguila, um dos grandes nomes do boxe brasileiro. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) October 24, 2024
O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do ex-pugilista brasileiro, José Adilson Rodrigues dos Santos, o inesquecível Maguila.
Além de ter sido um dos maiores boxeadores do nosso país, Maguila também era uma figura carismática e querida até mesmo por aqueles que não… pic.twitter.com/ncEudMngba
— Santos FC (@SantosFC) October 24, 2024