Kamaru Usman volta a superar Covington e mantém cinturão
Campeões meio-médio e peso-palha, Kamaru Usman e Rose Namajunas mantêm título de suas respectivas categorias ao vencerem Colby Covington e Weili Zhang no UFC 268; brasileiro Alex Poatan tem estreia de gala e nocauteia grego
Os campeões seguem soberanos em suas respectivas categorias. Realizado neste sábado (6), em Nova York (EUA), o UFC 268 teve em sua luta principal a vitória do campeão meio-médio Kamaru Usman sobre o americano Colby Covington na decisão unânime dos jurados. Com o triunfo, o nigeriano fez sua quinta defesa de título bem sucedida na organização. No co-main event, na decisão dividida, Rose Namajunas superou a chinesa Weili Zhang em confronto de muito equilíbrio e também continua como dona do cinturão na divisão peso-palha.
Também no card deste sábado, três brasileiros estiveram em ação. Fazendo sua estreia na organização, Alex Poatan deu show e nocauteou o grego Andreas Michailidis no segundo round. Já os atletas John Allan e Bruno Souza - que também fez seu debute na companhia - foram derrotados por Dustin Jacoby e Melsik Baghdasaryan na decisão unânime, respectivamente.
Usman vence revanche contra Covington e mantém soberania
Kamaru Usman iniciou o combate tentando controlar o centro do octógono e Colby Covington respondeu com uma tentativa de queda, bem defendida pelo campeão, que devolveu a queda pouco depois e acertou melhores golpes até o fim do primeiro round. Mais à vontade, o nigeriano continuou controlando as ações no segundo assalto e seguiu melhor na trocação, principalmente na reta final, onde levou o americano a knockdown duas vezes num espaço de poucos segundos com dois fortes golpes de esquerda. Na terceira parcial, ciente da vantagem a seu favor, Usman passou a cadenciar mais o combate, enquanto Covington buscava entrar no raio de ação de Kamaru, mas não tinha sucesso.
O confronto voltou a ficar sob alta tensão no quarto round, tendo em vista que Colby Covington aumentou a pressão e acertou bons golpes, enquanto Kamaru Usman contra-atacava com jabs e cruzados precisos, deixando a luta emocionante. Apoiado pela torcida, Colby começou melhor o quinto e último assalto e tentou a queda sobre o nigeriano, que mais uma vez se defendeu bem. No fim, entre disputas no clinch e de trocação, os dois atletas não mostraram ações de maior ação. Com o fim do duelo, os árbitros decidiram pela vitória de Kamaru Usman na decisão unânime dos jurados, seguindo soberano como campeão nos meio-médios.
Namajunas derrota Zhang e segue campeã no peso-palha
O primeiro round teve início movimentado, com ambas explorando a movimentação. A primeira ação mais ofensiva foi tomada por Weili Zhang, que conseguiu a queda sobre Rose Namajunas e ficou por cima. A americana, no entanto, logo voltou a ficar em pé e terminou melhor, aplicando bons golpes na média distância. No segundo assalto, a chinesa cresceu de produção, e além de se mostrar superior na trocação, derrubou novamente Namajunas. Na reta final, a campeã ficou em pé e inverteu o cenário, "quedando" Zhang nos últimos segundos.
Na terceira parcial, as atletas diminuíram um pouco o ímpeto, mas do pouco que se viu de ação mais ofensiva, Weili Zhang mostrou-se melhor, conseguindo aplicar uma nova queda sobre Rose Namajunas. O quarto round voltou a ficar eletrizante e ambas voltaram a protagonizar bons momentos na luta em pé, mas Zhang, assim como nos assaltos anteriores, voltou a aplicar a queda diante de Namajunas. A americana, porém, interveu novamente a posição com uma boa transição, ficando por cima no solo até o soar do gongo, conectando alguns golpes no ground and pound.
No quinto e decisivo round, a americana não perdeu tempo e logo derrubou a chinesa. Por cima e sob muito esforço, Rose conseguia entrar na guarda fechada de Zhang e, com isso, acertou golpes importantes no ground and pound. A clara superioridade no último assalto foi determinante para Rose Namajunas, que foi declarada vencedora na decisão dividida dos jurados e manteve o cinturão peso-palha em sua posse.
Justin Gaethje vence Michael Chandler em luta insana
Uma das melhores lutas do ano. Assim pode ser resumida a batalha entre Justin Gaethje e Michael Chandler no card principal do UFC 268. Ao longo dos três rounds de confronto, os dois lutadores deram tudo de si dentro do octógono e levaram o público presente no Madison Square Garden à loucura, com momentos de muita ação e trocação promovido por ambos. No fim, os árbitro declararam Gaethje vencedor na decisão unânime e o americano se recuperou da derrota sofrida para Khabib Nurmagomedov, em outubro do ano passado. Já Michael Chandler amarga sua segunda derrota seguida no Ultimate.
Alex Poatan estreia no UFC com nocaute espetacular
Ciente da excelência de Alex Poatan na luta em pé, Andreas Michailidis não perdeu tempo e partiu para a luta agarrada, derrubando o brasileiro. O multicampeão no Kickboxing não ficou muito tempo por baixo e logo conseguiu levantar, mas continuou sendo pressionado contra a grade. No segundo round, logo de início, Poatan mostrou sua principal credencial. O brasileiro se aproximou, esperou o tempo certo e aplicou uma incrível joelhada voadora, que pegou em cheio no queixo do grego, que já caiu atordoado. O brasileiro, então, acertou mais alguns golpes no ground and pound, até que o árbitro central interrompeu. Com a estreia de gala no UFC, Poatan agora contabiliza quatro vitórias no MMA profissional e apenas uma derrota.
Brasileiro John Allan é superado por americano
Atleta de Curitiba, John Allan fez mais um combate pelo Ultimate, dessa vez enfrentando Dustin Jacoby. Mesmo sem muita ação, os dois atletas apostaram na trocação desde o início, e no primeiro round, o americano foi claramente superior, conseguindo boas combinações com jabs e diretos. No segundo assalto, Jacoby manteve sua estratégia e seguiu tendo boas combinações, principalmente com golpes retos, que entravam limpos no rosto do brasileiro, e abriu uma vantagem confortável no confronto. Ciente disso, Dustin Jacoby soube controlar as ações no último round e saiu com o triunfo na decisão unânime dos jurados, conquistando o segundo resultado positivo de forma consecutiva no UFC. Por outro lado, John Allan amargou sua segunda derrota seguida na franquia.
Pupilo de Lyoto, Bruno Souza estreia com derrota no UFC
Pupilo de Lyoto Machida e ex-campeão peso-pena do LFA, Bruno Souza fez sua estreia pelo UFC neste sábado, enfrentando Melsik Baghdasaryan. O primeiro round foi marcado por mais cautela entre os lutadores, que conectaram poucos golpes efetivos, apesar de uma leve vantagem para o armênio.
No segundo assalto, o brasileiro passou a explorar mais a movimentação, buscando encontrar a distância, mas continuou sendo golpeado por Baghdasaryan, que buscava controlar o centro do octógono e aplicava os melhores golpes do combate. A terceira e última parcial mostrou mais uma vez Melsik superior, e com isso, o armênio saiu vitorioso na decisão unânime dos jurados, emplacando seu segundo triunfo seguido no Ultimate, enquanto Bruno estreia com derrota na organização.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 268
Madison Square Garden, em Nova York (EUA)
Sábado, 06 de novembro de 2021
Card principal
Kamaru Usman derrotou Colby Covington por decisão unânime dos jurados
Rose Namajunas derrotou Weili Zhang por decisão dividida dos jurados
Marlon Vera derrotou Frankie Edgar por nocaute no 3R
Shane Burgos derrotou Billy Quarantillo por decisão unânime dos jurados
Justin Gaethje derrotou Michael Chandler por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Alex Poatan derrotou Andreas Michailidis por nocaute técnico no 2R
Bobby Green derrotou Al Iaquinta por nocaute técnico no 1R
Chris Curtis derrotou Phil Hawes por nocaute no 1R
Nassourdine Imavov derrotou Edmen Shaahbazyan por nocaute técnico no 2R
Ian Garry derrotou Jordan Williams por nocaute no 1R
Chris Barnett derrotou Gian Villante por nocaute técnico no 2R
Dustin Jacoby derrotou John Allan por decisão unânime dos jurados
Melsik Baghdasaryan derrotou Bruno Souza por decisão unânime dos jurados
Ode Osbourne derrotou CJ Vergara por decisão unânime dos jurados