Lutador Hakuho bate recorde histórico no sumô
O lutador de sumô Hakuho ganhou nesta sexta-feira sua 33ª Copa do Imperador no torneio de Ano Novo de Tóquio, e superou assim o recorde de campeonatos vencidos pelo lendário Taiho, que conseguiu 32 durante sua carreira entre 1960 e 1971.
Hakuho, de 29 anos e nascido em Ulan Bator (Mongólia), venceu seus três principais rivais, os "yokozuna" (grandes campeões), Harumafuji e Kakuryu (também nascidos na Mongólia), e o ozeki (segundo maior categoria do máximo sumô) japonês Kisenosato.
O lutador mongol venceu Kisenosato na final e se proclamou vencedor no penúltimo dia do torneio, disputado no estádio Kokugikan de Tóquio, desbancando assim o recorde de troféus conquistados por Taiho.
Em novembro passado, Hakuho se proclamou vencedor do torneio de Fukuoka e igualou os 32 títulos de Taiho, considerado até esse momento o melhor "rikishi" (lutador) desde a Segunda Guerra Mundial.
Desde sua aposentadoria em 1971, só o lutador Chiyonofuji se aproximou de seu lendário registro com suas 31 vitórias entre 1981 e 1990.