Mundial de Judô: Baby cai diante de "lenda" francesa e fica com prata
O brasileiro Rafael "Baby" Silva não foi páreo para o astro francês Teddy Riner na final dos pesos pesados do Mundial de Judô, neste sábado, no Rio de Janeiro. Com uma imobilização após conseguir um wazari, o atleta europeu se consagrou hexacampeão mundial, deixando a medalha de prata para o lutador da casa.
Aos 24 anos, Riner se consolida como um dos maiores judocas de todos os tempos. Com 2,04 e 131 kg, o "Teddy Bear" - "Urso Teddy", seu apelido - também é o atual campeão olímpico. A última derrota do francês aconteceu em setembro de 2010, no Mundial de Tóquio, pelo peso absoluto; já entre os pesados, o revés mais recente foi nas quartas de final dos Jogos de Pequim, em 2008, quando ele terminou com a medalha de bronze.
Esta foi a primeira medalha do judô masculino brasileiro no Mundial. As outras cinco foram conquistadas por mulheres: Rafaela Silva (ouro nos pesos leves), Maria Suelen Altheman (prata nos pesos pesados), Érika Miranda (prata nos meio-leves), Sarah Menezes (bronze nos ligeiros) e Mayra Aguiar (bronze nos meio-pesados).
Baby chegou à final vencendo nas duas primeiras rodadas o quirguistanês Lurii Krakovetskii e o japonês Ryu Shichinohe, ambos por ippon. Nas semifinais, teve uma luta mais dura diante do alemão Andreas Tölzer, medalhista de bronze em Londres 2012, mas conseguiu a classificação.
Já na decisão, a luta foi controlada por Teddy Riner, que deu poucas brechas para o brasileiro e levou o ouro com tranquilidade. Foi a sexta vitória do francês em seis confrontos com Rafael Silva na carreira.