Rafaela Silva recebe honraria destinada a campeões olímpicos no judô
O ouro conquistado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro segue rendendo frutos à judoca Rafaela Silva, da categoria até 57kg. Desta vez, a carioca recebeu uma honraria da Federação Internacional.
Leia mais:
Escola no Rio de Janeiro é batizada em homenagem à judoca Rafaela Silva
A partir de seu próximo compromisso, que será o Grand Slam de Tóquio, em dezembro, Rafaela terá seu nome escrito em dourado no quimono. Esta homenagem é concedida aos atletas que conquistam o título olímpico, caso da brasileira. Normalmente, a cor utilizada é o azul. Os campeões mundiais também costumam receber a honraria, mas na cor vermelho.
Silva falou sobre a honraria recebida. "A responsabilidade aumenta. Sempre que eu competir agora, vão saber que eu sou campeã olímpica", declarou a judoca, de 24 anos, que também foi campeã mundial, em 2013. Ela brincou sobre as cores de sua identificação: "Vou fazer um quadro com o azul, o vermelho e agora o dourado".
Nos Jogos do Rio, Rafaela foi a responsável por ganhar o primeiro dos sete ouros do Brasil. Na decisão, ela superou Dorjsürengiin Sumiyaa, da Mongólia. Antes disso, ela já havia vencido quatro lutas.
Além de Silva, o País ainda levou duas medalhas nos Jogos do Rio. Mayra Aguiar, na categoria até 78kg, e Rafael Silva, no peso pesado (acima de 100kg), ficaram em terceiro lugar, levando o bronze.