Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lutas

Maria Portela anuncia aposentadoria do judô

Gaúcha se despede após 15 anos de dedicação à Seleção Brasileira. Ela representou o Brasil em três Olimpíadas

1 mar 2023 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

A judoca Maria Portela anunciou a aposentadoria nesta segunda-feira (01), aos 35 anos, sendo 15 dedicados à Seleção Brasileira. Foram três participações olímpicas (2012, 2016 e 2021), o que a fez ser a maior referência no judô feminino na categoria de até 70 kg. 

Gaúcha de Júlio de Castilhos, Portela passou anos entre as maiores judocas no ranking mundial. Em 2018, aliás, chegou a liderar. Maria conquistou duas medalhas de bronzes em Jogos Pan-Americanos (2011 e 2015), além de uma prata e um bronze em Mundiais: Budapeste-2017 e Tóquio-2019, respectivamente. 

“Eu vivi muito intensamente a minha carreira como atleta de alto rendimento e chegou o momento de encerrar essa etapa. Não ter conseguido o resultado no último Mundial, depois passar por lesões, cirurgia, os altos e baixos, enfim, um conjunto de situações que foram me levando a tomar essa decisão. Agora, eu vejo que preciso botar a faixa branca de novo e viver novos desafios”, comentou Maria. 

Maria Portela
Maria Portela
Foto: Gabriela Sabau/IJF

Longe das competições, mas ainda no judô

Maria Portela se aposenta mesmo sendo a melhor brasileira ranqueada no 70kg, ocupando a 13ª colocação a pouco mais de um ano para os Jogos de Paris. Agora, ela quer seguir no esporte, ensinando aos jovens um pouco de tudo o que aprendeu. 

“Tenho muito a aprender, mas não quero sair de tudo o que esporte me proporcionou. Como atleta, é um dever repassar isso. Eu me vislumbro uma treinadora, por exemplo. Fiz, recentemente, um curso em coaching, uma mentoria que vai trabalhar as questões emocionais porque eu vivi esse processo como atleta, de saber como resolver os problemas internos para performar. Estou pronta para os desafios e muito motivada para o desconhecido. Isso me traz a certeza de que concluí o ciclo como atleta de alto rendimento”, revelou Portela. 

Ela não competia desde dezembro de 2022, quando lutou o World Masters, em Jerusalém, sua última competição oficial pela seleção. Mas, ela acredita que a categoria está bem encaminhada internamente com a nova geração. 

“Eu assisti à Ellen em Paris e torci por ela. O caminho está aberto, elas podem buscar essa vaga olímpica. Isso me trouxe tranquilidade. Mas, eu quero deixar claro para as pessoas que eu não estou desistindo, eu entendi que, para mim, o que entreguei até hoje está ok”, concluiu a judoca. 

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade