Fã de Barão, brasileira estreia em nova categoria do UFC
Claudinha Gadelha entra para a história da organização ao protagonizar a primeira luta da categoria peso palha (até 52,1kg)
Lideradas pela campeã Ronda Rousey, as lutas femininas vêm ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial. Não à toa, o UFC, que no começo era contra, resolveu apostar de vez nos combates entre mulheres. Nesta quarta-feira, a brasileira Claudinha Gadelha entra para a história da organização ao protagonizar a primeira luta da categoria peso palha (até 52,1kg), diante da finlandesa Tina Lahdemaki, no UFC Fight Night 45, em Atlantic City, nos Estados Unidos.
A brasileira estava cotada para ser uma das participantes do The Ultimate Fighter 20, reality show que definirá a primeira campeã da nova categoria, mas, pensando em sua saúde, não entrou para a competição e acabou premiada com a estreia da divisão no UFC.
"Eu ia fazer parte da casa, mas meu técnico achou que eu não conseguiria manter o peso (bater o peso semanalmente) durante a estadia. Eu queria estar na casa, mas o UFC acabou me dando esse presente que é estrear na categoria nova", disse em entrevista ao Terra.
Para a brasileira, a divisão é uma das melhores do MMA feminino. "A categoria veio pra ficar, tem muita velocidade e muita técnica, não é à toa que é considerada a mais talentosa entre as mulheres. Os fãs podem esperar uma categoria eletrizante, com lutas muito boas", afirmou Gadelha.
Integrante da Nova União, umas das academias mais conhecidas do MMA mundial, Claudinha tem como inspiração o companheiro de treino Renan Barão. "O ‘Barãozinho’ é muito meu parceiro, minha inspiração de vitórias e o cara que mais me ajudou e me incentivou nas lutas".
Claudinha coleciona 11 vitórias em 11 lutas, sendo duas vitórias por nocaute, seis por finalização e três na decisão dos juízes. Sua adversária, também estreante na organização, venceu os cinco confrontos realizados no MMA profissional.
Faixa preta em jiu-jítsu, Gadelha prefere lutar no chão, mas se diz pronta para qualquer outra situação no decorrer do combate. "Eu competi muito no jiu-jítsu durante a minha carreira e me formei como faixa preta da Nova União, então a minha zona mais confortável é o chão. Mas estou treinada para qualquer coisa. Treino todos os dias a parte em pé e o wrestling, porque não quero ser uma lutadora de uma só modalidade, mas sim uma lutadora de MMA".
Confira o card completo do UFC Fight Night 45:
Card principal:
Peso-leve - Donald Cerrone x Jim Miller
Peso-leve - Edson Barboza x Evan Dunham
Peso-meio-médio - Rick Story x Leonardo Macarrão
Peso-leve - Joe Proctor x Justin Salas
Peso-mosca - John Lineker x Alptekin Ozkilic
Peso-pena - Lucas Mineiro x Alex White
Card preliminar:
Peso-leve - Gleison Tibau x Pat Healy
Peso-galo - Jessamyn Duke x Leslie Smith
Peso-galo - Aljamain Sterling x Hugo Wolverine
Peso-leve - Yosdenis Cedeno x Jerrod Sanders
Peso-palha - Cláudia Gadelha x Tina Lahdemaki