Gadelha recupera 10 kg em um dia para fazer estreia no UFC
A brasileira Claudia Gadelha vai fazer sua estreia no UFC, nesta quarta-feira, no UFC Fight Night 45, em Nova Jersey. O combate contra a finlandesa Tina Lähdemäki será a primeira luta entre pesos palhas da organização, o que significa que elas precisaram ficar com, no máximo, 52 kg até esta terça-feira. Depois disso, elas puderam se alimentar normalmente, o que causou um aumento de 10 kg na brasileira.
Na tarde desta quarta-feira, Gadelha publicou uma foto no Instagram em que aparece visivelmente com quilos a mais do que na pesagem do dia anterior. O UFC não controla peso que o lutador deve ter para subir no octógono, então é normal que alguns recuperem o peso original em apenas um dia. Trata-se de um processo de reidratação, já que os atletas ficam muito tempo bebendo pouco liquído antes da pesagem oficial, além de fazer exercícios aeróbicos leves para suar mais.
Gadelha sempre admitiu que teria dificuldades para lutar na categoria de pesos palha. Porém, surgiu essa oportunidade no UFC e ela decidiu encarar o problema. A princípio parece ter conseguido com sucesso.
Durante a carreira, Gadelha já fez lutas em diferentes categorias, inclusive com peso combinado em algumas ocasiões. No UFC ela iria participar do próximo reality show The Ultimate Fighter (TUF), que terão pesos palhas, mas não quis exatamente por ter dificuldade de controlar os quilos por muito tempo.
Com onze vitórias em onze lutas até agora, Gadelha chega com moral no UFC. Se vencer a finlandesa Lähdemäki, é provável que ela faça a primeira disputa pelo cinturão da categoria. Atualmente só existe uma categoria feminina no UFC, a peso galo, que é dominada pela americana Ronda Rousey.
Confira o card completo do UFC Fight Night 45:
Card principal:
Peso-leve - Donald Cerrone x Jim Miller
Peso-leve - Edson Barboza x Evan Dunham
Peso-meio-médio - Rick Story x Leonardo Macarrão
Peso-leve - Joe Proctor x Justin Salas
Peso-mosca - John Lineker x Alptekin Ozkilic
Peso-pena - Lucas Mineiro x Alex White
Card preliminar:
Peso-leve - Gleison Tibau x Pat Healy
Peso-galo - Jessamyn Duke x Leslie Smith
Peso-galo - Aljamain Sterling x Hugo Wolverine
Peso-leve - Yosdenis Cedeno x Jerrod Sanders
Peso-palha - Cláudia Gadelha x Tina Lahdemaki