UFC: brasileira faz história e vence em estreia de categoria
A primeira luta do UFC Fight Night 45 já foi histórica. Em Nova Jersey, a brasileira Claudia Gadelha e a finlandesa Tina Lähdemäki fizeram a estreia da categoria peso palha (até 52 kg) da organização. O resultado foi ótimo para o Brasil, já que Gadelha derrubou a adversária com facilidade e dessa forma venceu os três rounds. A vitória por decisão unânime dos jurados deve a credenciar para disputar o cinturão da nova categoria em breve, já que ela tem doze vitórias em doze lutas no MMA.
Gadelha dominou completamente o duelo desde o primeiro round. A luta começou em pé, mas logo a brasileira se aproximou para acertar uma joelhada e derrubar Tina duas vezes. Por cima, na posição de "ground and pound", Gadelha conseguiu superar a guarda adversária e tentou o estrangulamento por um minuto e meio, mas não conseguiu a finalização.
No segundo round, Gadelha consegui derrubar Tina em um minuto, mas logo deixou ela se levantar e ir para grade. Quando ambas ficaram em pé de novo, Tina conseguiu mostrar agressividade e eficiência, mas o contra-ataque de Gadelha também funcionou, então ambas ficaram feridas e sangrando.
O terceiro round continuou com as duas lutadores aceitando a trocação de socos e chutes. Gadelha mostrou boas sequências em pé até se aproximar e novamente derrubar Tina com facilidade. Depois disso, foi fácil para ela administrar a vitória sem sustos.
Ainda existem poucas lutadoras peso palha contratadas pelo UFC. A organização vai realizar uma nova versão do reality show The Ultimate Fighter (TUF) para revelar novos talentos. Enquanto isso, algumas lutadoras farão as primeiras lutas e podem até disputar o cinturão em breve. Também brasileira, Ju Thai é outra que lutará na categoria, com estreia marcada para 26 de julho, contra Joanna Jedrezjczyk, no UFC on Fox 12.
Veja outros resultados do card preliminar do UFC Fight Night 45:
Gleison Tibau x Pat Healy
Era uma luta de atletas extremamente experientes - Healy tem 50 lutas na carreira, enquanto o brasileiro Tibau soma 39 ao todo - e que gostam da luta agarrada. Então não tinha como evitar que a luta olímpica dominasse o combate. Mas Tibau tomou mais iniciative em todos rounds e conseguiu derrubar o americano diversas vezes. Healy até levou alguma vantagem em pé, principalmente no terceiro assalto, mas não foi suficiente. O brasileiro venceu por decisão unânime dos jurados, se recuperou de uma derrota e segue entre os melhores pesos leves do UFC. Já Healy está sem vencer há cinco lutas e por isso corre risco de demissão.
Hugo Wolverine x Aljamain Sterling
Revelado no reality show The Ultimate Fighter (TUF Brasil), Wolverine perdeu dessa vez e ficou com três vitórias e duas derrotas no UFC. No primeiro round ele até começou bem, com golpes potentes, mas logo foi dominado e ficou preso no chão e na grade. Isso se repetiu em todos assaltos, já que o brasileiro mostrou um péssimo desempenho na luta olímpica. O americano esteve perto da finalização em alguns momentos, mas venceu por nocaute técnico quando conseguiu superar a guarda do brasileiro e distribuir uma série de socos. Foi a segunda vitória de Sterling no UFC.
Jessamyn Duke x Leslie Smith
Apesar de Duke ter um alcance quase 20 cm maior, Smith conseguiu se aproximar dela facilmente na luta em pé. Desde o começo, dominou o centro do octógono, conseguiu acertar os golpes mais potentes e pressionar a adversária contra a grade. Com socos cruzados e chutes certeiros, Smith fez Duke se agachar e garantiu a vitória por nocaute técnico de forma impressionante. Foi a primeira vitória dela entre as pesos galo do UFC. Já Duke se complica, pois tem duas derrotas na organização.
Yosdenis Cedeno x Jerrod Sanders
A luta dos pesos leves durou pouco mais de round. Logo no começo, o cubano Cedeno acertou um soco direto potente, mas não conseguiu encerrar a luta. Porém, após o intervalo, Sanders mal conseguia se levantar, por causa de uma lesão, então o combate foi encerrado. Com a vitória por interrupção médica, Cedeno fica com uma vitória e uma derrota no UFC. Já Sanders era estreante.