PFL: Usman Nurmagomedov vence luta apertada e segue campeão
A PFL começou sua temporada 2025 neste sábado (25) em Dubai. Dentre as principais atrações, a disputa do cinturão dos leves
A PFL começou sua temporada 2025 neste sábado (25) em Dubai. Dentre as principais atrações, a disputa do cinturão dos leves entre o russo Usman Nurmagomedov e o irlandês Paul Hughes, este o main event da noite.
Nurmagomedov, que era campeão do agora extinto Bellator, conseguiu manter o título consigo, mas não sem algum custo. Foi uma luta bastante disputada e na qual o primo do ex-campeão da categoria no UFC, Khabib Nurmagomedov, teve que suar bastante diante do rival, com quem teve intensa troca de farpas nos últimos dias.
A luta
Os primeiros dois rounds da luta foram bastante disputados. Usman tentava queda, as quais o irlandês conseguia defender e responder com golpes no corpo do russo, este a responder castigando a perna de Hughes o quanto podia com chutes. Um panorama de muito equilíbrio em um combate que já mostrava a que vinha em Dubai
Depois de ter ponto deduzido por uma série de golpes baixos, Nurmagomedov foi para o wrestling e começou a encaixar seu jogo ali. O irlandês, apesar de não ter a mesma força ofensiva do campeão neste momento, mantinha a luta aberta através de sua estratégia no cage.
No quarto round, os dois lutadores tiveram uma colisão de cabeças, que causou um corte em Hughes e quase deixou Usman vulnerável. Mas este se recuperou quando a luta retornou, conseguindo uma queda crucial para lhe dar alguma vantagem no combate. E de novo a tentativa de queda no quinto round rendeu resultado para o lutador do Daguestão, mas o irlandês não deu mostras de desistir.
Tentando na trocação derrubar o russo, Hughes foi para cima e os minutos finais foram de muita tensão e briga em pé, com muita emoção. Com isso, a luta foi para os juízes e Usman Nurmagomedov manteve o cinturão dos leves da PFL consigo na decisão majoritária.
Brasileiro perde para russo
O único representante do Brasil no PFL em Dubai foi Cleiver Fernandes. O peso-galo encarou outro lutador oriundo da Rússia, Renat Khavalov, e fez uma luta por vários momentos equilibrada, em especial no primeiro round, na qual o lutador chegou a arriscar uma tentativa de finalização.
Usando bem da trocação e do grappling junto à grade, Khavalov incomodou bem Cleiver no segundo round, acertando bons golpes, mas quase permitindo uma kimura em pé do brasileiro.. O russo também dominou no terceiro round, tanto na trocação, quando chegou a balançar por duas vezes a Cleiver e no duelo agarrado. Assim, Khavalov frustrou a primeira luta internacional do brasileiro ao levar para casa a vitória.