UFC 308: Topuria nocauteia Holloway e segue campeão dos penas
Neste sábado (26), Abu Dhabi recebeu o UFC 308, tendo a disputa do cinturão dos penas entre Ilia Topuria e Max Holloway como principal destaque do evento
Neste sábado (26), Abu Dhabi recebeu o UFC 308, tendo a disputa do cinturão dos penas entre Ilia Topuria e Max Holloway como principal destaque do evento, além de outras lutas envolvendo estrelas da organização.
O havaiano começou bem a luta e achou um modo de tentar ditar o ritmo da luta diante de um rival que parecia disposto a resolver as coisas rapidamente. No terceiro round, na grande chance que teve, o georgiano conseguiu um impressionante nocaute para conseguir vencer a luta e manter consigo o cinturão dos 66kg.
A luta
Topuria surpreendeu no começo da luta a tentar uma queda, mas logo a luta começou a se basear na trocação. O campeão dos penas buscava ditar o ritmo da luta mas Holloway estava em cima, usando bem os jabs para pontuar e incomodar o georgiano. Tal estratégia foi iniciada pelo havaiano no primeiro round e seguiu no segundo.
Combinações de Topuria se tornaram mais fortes a partir do segundo round, tentando procurar se impor diante de uma luta que se mostrava ,mais equilibrada e agitada. Holloway ainda conseguia ditar algum ritmo, mas o campeão manteve a pressão e a estratégia ofensiva para conseguir pontuar e marcar pontos.
No terceiro round, uma série de ganchos de Topuria pegaram bem em Holloway e começaram a complicar o 'Blessed'. Depois, uma bela direita encaixou e balançou o ex-campeão dos penas e, logo, uma 'paulada' de esquerda que foi suficiente para nocautear o havaiano pela primeira vez na carreira e manter o cinturão com o georgiano.
- Sempre disse que represento a nova geração. Espero ser um exemplo o que é ser dessa nova geração. Respeito ao Max, ele é o cara - declarou após a luta.
Chimaev finaliza Whittaker e pede cinturão
Khamzat Chimaev teve diante de Robert Whittaker o maior desafio até aqui de sua carreira no co-main event do UFC 308. E, como em muitas de suas lutas, o russo sequer fez com que o combate saísse do primeiro round.
O 'Borz' nem pestanejou em buscar a queda e se agarrou no neozelandês até conseguir botar o ex-campeão dos médios para o solo e ir na costas para tentar a finalização. Whittaker conseguiu escapar, mas o checheno voltou a se incomodar e não desistiu de tentar se impor. Chimaev conseguiu encaixar um pouco de ground and pound antes de pegar na finalização e conseguir rapidamente fazer o ex-campeão peso-médio desistir. Depois da luta, o russo bradou pela chance de finalmente lutar pelo título.
- O que há de errado com o UFC? Mê o cinturão! - disparou.
Ankalaev vence Rakic e desafia Poatan
Magomed Ankalaev entrou em ação no octógono para enfrentar Aleksandar Rakic e se ratificar como futuro desafiante ao cinturão dos meio-pesados do UFC. A luta começou com certa intensidade e os dois lutadores foram logo para a trocação. Rakic tentava procurar com chutes, especialmente os altos e Ankalaev pressionava forte com seus socos.
Apesar de ser um lutador que costuma usar bem o grappling, o russo quis mostrar que também vai bem em pé e seguiu crescendo no segundo round, aumentando o volume dos socos e se impondo diante de um rival que já ficava mais na defesa. A mão esquerda de Ankalaev se impunha com golpes que, se não eram potentes a ponto de derrubar, machucavam e incomodavam o sérvio.
Tal postura ofensiva seguia forte no terceiro e último round. Ankalaev batia o quanto podia em Rakic, que se mantinha mais na defensiva, aguentando a pressão do russo. Socos e joelhadas ditaram o tom da parte final da luta, com Ankalaev dominando até o fim para garantir a vitória e aproveitar para lançar o desafio ao campeão dos 93kg, Alex Poatan
- Fiz de tudo para merecer esse 'title shot'. Alex, quero que você pare de fugir de mim - disparou o russo.
Brasil sai 'zerado' de Abu Dhabi
Seis brasileiros lutaram no UFC 308, todos no card preliminar. E nenhum deles conseguiu sair com a mão levantada do octógono, com Rafael dos Anjos talvez tendo a derrota mais complicada do sexteto, esta devido a lesão.
O veterano enfrentou Geoff Neal e o americano conseguiu usar bem a trocação e derrubar o brasileiro já no comecinho da luta. Depois, o 'Handz of Stone' seguiria em cima e conseguiu novamente o knockdown. Foi neste momento em que Dos Anjos sentiu uma lesão na perna que o impediu de seguir na luta, encerrada com vitória por nocaute técnico de Nael com meros 90 segundos de luta.
A luta de seu 'xará' Raffael Cerqueira acabou durando nem sequer um minuto. Estreante no UFC, o baiano encarou o turco Ibo Alan e foi alvo fácil de seu rival, que foi ao ataque e rapidamente se impôs com uma série de combinações que forçaram Raffael a ir contra a grade, mas se mantendo alvo fácil do turco. Em 50 segundos, sem qualquer chance de se defender, o brasileiro viu a luta se interrompida e a vitória de Aslan ser decretada.
Enfrentando a Abusupiyan Magomedov, Brunno Hulk sofreu no primeiro round com a pressão do russo radicado na Alemanha, o colocando junto a grade e sendo mais dominante. No segundo round, Hulk reagiu e chegou a balançar Magomedov, o que fez com que o rival levasse a luta para o chão para evitar a imposição do brasileiro na luta em pé. Ambos foram para a trocação franca no terceiro round, mas o russo conseguiu derrubar Hulk e logo encaixou o kata-gatame para finalizar e vencer.
Contra Farid Basharat, Victor Hugo buscava se afirmar dentro do UFC e até começou bem a luta, com cotovelada giratória e até chave de perna. O 'Striker comandou' a primeira parte da luta, mas logo o afegão passou a se achar no octógono por meio dos jabs e buscar o controle da luta. A reação do brasileiro viria no terceiro round, com uma série de golpes que quase complicaram a vida de Basharat, mas este conseguiu a queda e isto foi suficiente para barrar as investidas do brasileiro, administrar a luta e sair com a vitória,
Bruno Blindado veio para o UFC 308 buscar a reabilitação e encerrar um jejum de três lutas diante de Ismail Naurdiev. O marroquino soube lidar com a pressão inicial do brasileiro, botou a luta no chão no primeiro round e quase finalizou. Na segunda parte, Naurdiev sacudiu Blindado com um potente overhand e mais uma vez conseguiu quedar o brasileiro. O brasileiro chegou a tentar alguma coisa na trocação, mas insuficiente para reverter o resultado e evitar o quarto tropeço consecutivo.
Outro estreante brasileiro no UFC 308 foi Carlos Leal, estre a enfrentar Rinat Fakhretdinov. O primeiro round foi equilibrado, com o russo apostando bem em levar a luta para baixo e Leal querendo se achar em pé. O melhor momento ofensivo do brasileiro foi no segundo round, no qual conseguiu boa sequência de socos e chutes na perna, que foram respondidos com jogo de quedas. Carlos foi bem na defesa de quedas na parte final e até conseguiu levar a luta para baixo. Diante de tal panorama, a luta foi decidida pelos juízes laterais, que deram a vitória ao russo apesar de muitos terem visto superioridade do brasileiro.
Resultados UFC 308 - Topuria x Holloway
Card principal
Ilia Topuria venceu Max Holloway por nocaute (1:34 do R3) - Topuria segue campeão dos penas
Khamzat Chimaev venceu Robert Whittaker por finalização (3:34 do R1)
Magomed Ankalaev venceu Aleksandar Rakic por decisão unânime dos juízes
Lerone Murphy venceu Dan Ige por decisão unânime dos juízes
Sharaputidin Magomedov venceu Armen Petrosyan por nocaute técnico (4:52 do R2)
Card preliminar
Ibo Aslan venceu Raffael Cerqueira por nocaute técnico (0:50 do R1)
Geoff Neal venceu Rafael dos Anjos por nocaute técnico (1:40 do R1)
Mateusz Rebecki venceu Myktybek Orolbai por decisão dividida dos juízes
Abusupiyan Magomedov venceu Brunno Hulk por finalização (3:14 do R3)
Kennedy Nzechukwu venceu Chris Barnett por nocaute técnico (4:27 do R1)
Farid Basharat venceu Victor Hugo por decisão unânime dos juízes
Ismail Naurdiev venceu Bruno Blindado por decisão unânime dos juízes
Rinat Fakhretdinov venceu Carlos Leal por decisão unânime dos juízes