Fernando dos Santos "muda chave" e foca trocação para final
O terceiro compromisso do carioca Fernando dos Santos no XFC está próximo de marcar a primeira conquista do atleta no MMA. Ex-jogador de futebol e competindo profissionalmente há apenas 5 anos, Fernando está na final do torneio peso-leve (até 70,3kg) da organização norte-americana contra o paulista Willian Cilli, em evento ainda sem data definida, e vive a expectativa de faturar seu primeiro título no esporte. E para isso, ele aposta no alto nível dos treinos na equipe Nova União para afiar sua trocação, algo que ele julgar ter necessidade de evoluir após seu último combate.
Aos 27 anos, Fernando largou aos campos de futebol e iniciou a carreira no MMA em 2010. De lá para cá foram nove combates e nove triunfos. O último deles, a vitória sobre Rubenilton Pereira, em março deste ano, no XFCi 10, rendeu ao carioca a chance de disputar o título do torneio dos leves da organização, algo ele nunca viveu na carreira. Vindo do jiu-jitsu, o carioca já fez lutas decisivas na arte suave, mas será a primeira vez que entrará em um cage de lutas para buscar uma conquista.
‘‘Estou muito feliz de ter chegado até essa final, é a chance da minha vida. Desde que assinei contrato com o XFC já visualizava esse momento de disputar um título que pode mudar a minha carreira. Já estou treinando duro, com os melhores sparrings aqui da Nova União para surpreender meu adversário. Nas minhas últimas lutas senti um pouco de dificuldade na parte em pé e meu foco nesse camp vai ser melhorar minha trocação, sem nunca esquecer do jiu-jitsu, que é minha casa”.
Dificuldades não vão faltar no caminho de Fernando até a conquista. Após estrear vencendo o compatriota Michel Silva nas quartas de final e superar Rubenilton Pereira nas semifnais, ambos por decisão unânime dos juízes laterais, o carioca tem uma verdadeira pedreira pela frente na grande decisão. Willian Cili, paulista de 27 anos e representante da Chute Boxe Diego Lima possui um cartel de dez triunfos e apenas três derrotas.
No XFC foram três vitórias em três duelos, e todas elas por finalização. Curiosamente, Cilli é um exímio atleta de muai thay, o que alerta Fernando sobre o leque de armas de seu oponente.
“O Willian é um atleta muito versátil, uma verdadeira pedreira mesmo. Eu pude acompanhar as lutas dele nos eventos anteriores e reparei que é um atleta bem completo e duro. Apesar de vir do muai thay, ele venceu as últimas três lutas por finalização, o que comprova sua versatilidade. Mas acho que nessa ele vai querer trocar comigo, porque sabe da minha qualidade no chão, e garanto que vou estar bem preparado para surpreendê-lo em pé˜, afirma Fernando.