Luto no vôlei: ex-atletas, jornalistas e outras personalidades lamentam morte de Isabel Salgado
Lenda da modalidade faleceu nesta quarta-feira aos 62 anos
Após a confirmação da morte da ex-atleta Isabel Salgado, lenda do vôlei nacional, diversas personalidades manifestaram o seu pesar com a notícia. Ícone da modalidade, Isabel recebeu muitas mensagens de carinho e respeito pelos anos dedicados ao esporte.
A ex-atleta faleceu na manhã desta quarta-feira aos 62 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Recentemente, a ex-jogadora havia sido incluída no grupo de transição do Ministério do Esporte. O presidente eleito Luiz Inácio "Lula" da Silva, manifestou suas condolências a família.
- Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino. Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo. Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei - disse o político, pelo Twitter.
Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/7M0c75PzLC
— Lula (@LulaOficial) November 16, 2022
Também no Twitter, a cantora Teresa Cristina demostrou o sentimento de tristeza com a morte de Isabel.
- Minha rainha, difícil acreditar nisso.
Minha rainha, difícil acreditar nisso💔💔💔💔 pic.twitter.com/5ZgT1MzwEw
— Teresa Cristina (@TeresaCristina) November 16, 2022
Ex-colega de quadras, Ana Moser deixou uma dedicatória a Isabel
Salgado - ambas haviam sido indicadas para o grupo técnico do Esporte.
- Perda irreparável, Isabel Salgado. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. Luto - lamentou.
Perda irreparável, Isabel Salgado. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. Luto.
— Ana Moser (@anabmoser) November 16, 2022
O jornalista João Carlos Albuquerque, ex-ESPN, se mostrou abalado com a informação da morte da ex-atleta e também direcionou suas condolências a família.
- Não consigo ainda acreditar que a maravilhosa Isabel do vôlei partiu. Não é possível. É tristeza demais. Que mulher incrível, exemplo de vida. Estou arrasado. Força aí, família e amigos - escreveu o jornalista, pelo Twitter.
Não consigo ainda acreditar que a maravilhosa Isabel do volley partiu. Não é possível. É tristeza demais. Que mulher incrível, exemplo de vida. Tô arrasado. Força aí, família e amigos.
— João Carlos Albuquerque (@JCAcanalha) November 16, 2022
HISTÓRICO
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Isabel Salgado foi a primeira grande estrela do vôlei feminino nacional. Ela começou a carreira nas categorias de base do Flamengo e aos 16 anos, já era titular do clube rubro-negro. O destaque precoce fez com que ela chegasse à seleção
brasileira, sendo peça fundamental para classificação do Brasil aos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e de Los Angeles, em 1984.
A esportista carioca foi pioneira quando se tornou a primeira mulher a jogar profissionalmente no exterior, algo inédito naquela época em que o vôlei começava a se profissionalizar no Brasil. Tempos depois, Isabel Salgado abriu caminho para o vôlei de praia no país, sendo pioneira no Circuito Mundial, quando a modalidade chegava ao programa olímpico.
O sepultamento da ex-atleta será realizado amanhã no Crematório e Cemitério do Caju, a partir das 11h.